El País suspende distribuição de jornal com foto falsa de Chávez

Hugo Chávez está internado em Havana, Cuba, há quase dois meses para o tratamento de combate ao câncer
 

O jornal espanhol El País divulgou uma nota em seu site informando que suspendeu a distribuição de sua edição impressa por ter publicado uma foto falsa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Na imagem, que foi fornecida ao periódico por uma agência de notícias, aparecia um homem sem cabelo, entubado em uma cama de hospital. A foto permaneceu no site do jornal por cerca de meia hora.

 

 

Na nota, o El País se desculpa aos leitores pelos prejuízos causados e acrescenta que abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do ocorrido.

 

 

“Depois de ter constatado que a imagem fornecida não era a de Hugo Chávez, o El País suspendeu a distribuição do jornal e passou a enviar uma nova edição para os pontos de venda”, diz a nota.

 

 

Em redes sociais na internet, o ministro da Informação venezuelano, Ernesto Villegas, classificou a fotografia publicada de “grotesca”. Ele disse que a imagem foi feita a partir de um vídeo publicado na internet durante uma intervenção cirúrgica de outra pessoa.

 

 

Hugo Chávez está internado em Havana, Cuba, há quase dois meses para o tratamento de combate ao câncer. Desde então, ele não foi mais visto em público. Durante cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica, o presidente teve hemorragia e sofreu infecção respiratória. Há informes constantes sobre seu estado de saúde que, segundo autoridades venezuelanas, é mantido estável.

 

 

Na terça-feira (22), o governo da Venezuela afirmou que não há previsão de data para o retorno do presidente Chávez de Havana para Caracas.

 

Agência Brasil

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.