Bento XVI faz Globo cancelar férias de Ilze Scamparini

De volta ao Vaticano, Ilze vai cobrir a eleição do novo Papa, que terá início em 1° de março e pode demorar aproximadamente 20 dias
 

Correspondente da Rede Globo em Roma há 14 anos, Ilze Scamparini não estava na Itália quando o Papa Bento XVI anunciou que deixará o cargo de líder máximo da Igreja Católica no dia 28 deste mês. A notícia fez com que a jornalista, que estava de férias no Brasil, gravasse conteúdo especial sobre os oito anos de papado de Joseph Ratzinger e embarcasse ainda na segunda, 11, de volta para a Europa.

 

 

Durante a primeira edição que foi ao ar depois da confirmação de que Bento XVI deixará o posto, o ‘Jornal Nacional’, apresentado por Alexandre Garcia e Heraldo Pereira durante o Carnaval, anunciou que o fato “pegou” o descanso da jornalista, que cancelou as férias. Ainda no Brasil, Ilze foi responsável pela reportagem de quase cinco minutos que relembrou a trajetória do Papa. “Substituir João Paulo II foi uma das missões mais difíceis da história recente da igreja”, afirmou a repórter.

 

 

Na terça-feira, 12, um dia depois de gravar a matéria para o ‘JN’ no Rio de Janeiro, Ilze apareceu no telejornal diretamente do Vaticano. Acompanhada do cinegrafista Mauricio Della Constanza, a correspondente citou que poucas pessoas sabiam da decisão de Bento XVI. Ela também chamou a atenção para os indícios que o Papa dava sobre o possível abandono, como a visita ao túmulo do pontífice que criou a lei da renúncia (em 2009) e a declaração ao jornalista alemão Peter Seewald, de que um Papa teria o dever de deixar o cargo se não reunisse “condições físicas, mentais e espirituais” (em 2010).

 

De volta ao Vaticano, Ilze vai cobrir a eleição do novo Papa, que terá início em 1° de março e pode demorar aproximadamente 20 dias. Somente depois do fim do “conclave”, nome dado à reunião dos cardeais que escolherão o novo sumo pontífice, e da repercussão que o escolhido para suceder o alemão Joseph Ratzinger terá para os católicos é que a correspondente da Globo vai tirar os dias que lhe faltam das férias.

 

 

Ilze_-_Vaticano
Diretamente do Vaticano, Ilze Scamparini gravou VT exibido pelo ‘Jornal Nacional’ na terça, 12 
(Imagem: Reprodução/Rede Globo)
ilze_-_rio_de_janeiro
Um dia antes [segunda, 11], a jornalista fez passagem em frente a uma igreja do Rio de Janeiro 
(Imagem: Reprodução/Rede Globo)

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.