Síria: OMS confirma surto de poliomielite

As 22 crianças foram todas atingidas por paralisia flácida aguda, sintoma comum a várias doenças, incluindo a poliomielite
 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que há um surto de poliomielite na Síria. O país estava livre da doença desde 1999. De acordo com a organização, há o receio de que o surto se espalhe. O porta-voz da Divisão Antipoliomielite da OMS, Oliver Rosenbauer, disse ontem (29) que testes laboratoriais confirmaram a presença da doença em dez de 22 casos suspeitos em crianças, há cerca de duas semanas. As 22 crianças foram todas atingidas por paralisia flácida aguda, sintoma comum a várias doenças, incluindo a poliomielite.

 

 

“Em dez desses casos, isolaram o vírus da poliomielite selvagem do tipo 1. Os outros 12 ainda estão sendo analisados” informou Rosenbauer.

 

 

Afeganistão, Paquistão e Nigéria são os únicos países onde o vírus da poliomielite ainda é endêmico. Isso fez crescer as especulações de que jihadistas estrangeiros que lutam contra o presidente sírio, Bashar Al Assad, podem ter levado o vírus para a Síria. A OMS não comentou essas especulações.

 

 

Segundo Oliver Rosenbauer, mesmo que a poliomielite seja endêmica em apenas três países, o vírus pode ter chegado de qualquer parte do mundo.

 

Agência Brasil

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.