Campanha “10 minutos contra a degue” mobiliza população contra a doença

Ação da Secretaria de Saúde acontece em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz
 

 

Uma ação educativa na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, marcou o lançamento da campanha “10 minutos contra dengue”, neste sábado (19/1). Brinquedos lúdicos e tendas temáticas foram espalhados pelo local, onde profissionais da Prefeitura da cidade distribuíram materiais informativos e mil capas para caixas d’água. A ação acontecerá entre os dias 23 de janeiro e 18 de fevereiro em todo o município de Caxias.

 

A campanha “10 minutos contra dengue”, elaborada pelo Governo do Rio, através da Secretaria de Saúde, em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz, foi criada para ser uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos do seu tempo durante a semana eliminando possíveis criadouros em suas casas.

 

Neste sábado, já pela manhã, agentes da vigilância sanitária passaram com o carro fumacê e visitaram algumas residências nos bairros Santa Cruz da Serra e Parque Eldorado.

 

– Nossa prioridade são os bairros com os maiores índices de infestação, por isso começamos por esses dois”, comenta o secretário de Saúde de Duque de Caxias, Camilo Junqueira.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, a intenção é que cada pefeitura adote a campanha que começou dia 15 deste mês em todo o Estado, quando o Governador Sérgio Cabral anunciou essa e outras medidas de combate à dengue para o ano de 2013.

 

A assistente Lindalva Santows, de 44 anos, que foi com o neto Elias, de 4 anos, no lançamento da campanha “10 minutos contra dengue”, aprova a iniciativa do Governo do Estado e diz que contribui olhando cada vaso de planta que tem em casa e não deixando a água parada.

 

– Nem eu, nem ninguém da minha família teve dengue, acho que por isso mesmo. As pessoas precisam se informar e tomar cuidado. Isso é muito importante – diz.

 

Para aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre a campnha basta acessar o site www.riocontradengue.com.br. Nele consta todo material da ação, além de um formulário onde o cidadão pode fazer sua própria agenda, anotando todas a vezes em que foram feitas as inspeções em sua casa.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.