Em fevereiro, a Arena Jovelina celebra um ano de atividades

A partir do dia 1º de fevereiro começa o Festival "Arena da Palavra"
 

Edição especial do Festival Arena da Palavra comemora o primeiro aniversário da Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, de 1º a 3 de fevereiro. Entre as diversas atrações gratuitas dos três dias de evento, o destaque da programação será a estreia carioca do filme “Claun”, de Felipe Bragança. 

 

 

Para começar, a programação do primeiro dia de festival fica por conta do Cineclube Buraco do Getúlio, um dos mais importantes espaços culturais da Baixada Fluminense, que, desde 2006, exibe filmes e propõe intervenções de teatro, poesia e circo, além de reunir atrações musicais, em Nova Iguaçu. Na sexta-feira (1º), o cineclube vai mostrar, primeiramente, uma série de curtas-metragens para, depois, convocar as bandas Maracatu Baque da Mata e Charanga do Caneco, que embalarão a noite. Haverá ainda a apresentação do artista circense PV. Nos intervalos das atrações, o DJ Zeh Alssane comandará as pickups.

 

No sábado (2), a jornada começa às 10h, com a apresentação da peça A viagem da Vila Cruzeiro a Canaã de Ipanema numa página do Facebook, de Veríssimo Júnior, que conta a saga de um grupo de jovens moradores de uma favela da Zona Norte do Rio de Janeiro para encontrar uma faixa de areia onde possam ficar num sábado de sol. 

 

Ainda no sábado, às 13h, o festival terá sessão especial do filme A Batalha do Passinho – Os muleke são sinistro, que conquistou o prêmio de Melhor Longa-Metragem na categoria Novos Rumos do Festival do Rio 2012. A exibição contará com a presença do diretor Emílio Domingos e de personagens do filme, que vão fazer performances de passinho ao vivo. Às 15h, Marquinhos de Oswaldo Cruz e Zé Luiz do Império promoverão um bate-papo sobre samba, seguido de roda de samba. 

 

Para fechar o segundo dia do festival, as turmas de clóvis (bate-bolas) das zonas Oeste e Norte se encontram na Arena Jovelina para a estreia carioca de Claun, com a presença do diretor Felipe Bragança, baseado neste universo. O filme foi selecionado para o Festival de Rotterdam, na Holanda, um dos mais importantes do mundo.

 

No domingo (3), a Arena Jovelina dá seu grito de carnaval e celebra o seu primeiro aniversário com uma deliciosa feijoada ao som do grupo Tô Sambando, a partir das 13h. A festa vai até a noite com o Bloco do Raspa, que há quatro anos comanda a folia nas ruas da Pavuna, e que encerra a programação do Festival às 21h.

 

SOBRE A ARENA JOVELINA PÉROLA NEGRA

A Arena Jovelina Pérola Negra, inaugurada em 20 de janeiro de 2012, já foi palco para importantes espetáculos, festivais e shows, como Raimunda, Raimunda, com Regina Duarte; Pano de Roda, da Cia Carroça de Mamulengos; Romeu e Julieta, do Grupo Galpão; Da Ghama (ex-Cidade Negra); Áurea Martins; Orquestra Petrobras Sinfônica, FIFE – Festival Internacional de Filmes de Esporte, entre outros, que atraíram no último ano um público total de 47 mil pessoas.

O espaço cultural representa um novo modelo de equipamento público cultural da cidade do Rio de Janeiro, que surge como substituto para o antigo modelo das Lonas Culturais. Com gestão de Anderson Barnabé, da ONG Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social, a meta é que cada vez mais o espaço se torne uma referência na cultura carioca. 

Segundo Barnabé, um objetivo que já começou a ser conquistado nesse primeiro ano: “Além de atender ao público local, a Arena Jovelina tem recebido o público de toda a cidade, que vem até a Pavuna para participar da nossa agenda, devido ao alto nível dos espetáculos oferecidos. Outro beneficio que o espaço trouxe para a região foi a urbanização no entorno, que mudou a rotina dos moradores mais próximos. Ao seu redor, o que antes era ermo, escuro e abandonado, se tornou opção de lazer.”, explica.

 

O evento acontece até domingo (3) no espaço cultural da Pavuna e oferecerá cinema, música e teatro gratuitamente ao público

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 01/02 (sexta-feira)

19h – Curtas do Cineclube Buraco de Getúlio e bandas

+Afoxé Maxambomba
+DJ Zeh Alsanne
+Poeme-se
+Intervenção circense Carina D’Avila
+VJ Paulo China
+ Charanga do Caneco

Dia 02/02 (sábado)

10h (teatro) – A viagem da Vila Cruzeiro a Canaã de Ipanema numa página do Facebook. Direção: Veríssimo Júnior – Grupo Teatro da Laje

13h (filme) – A Batalha do Passinho – Os muleke são sinistro. Direção: Emilio Domingos. *Com a presença do diretor e de personagens do filme, que vão fazer performances de passinho ao vivo.

15h (música) – Conversa e roda de samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz e Zé Luiz do Império

19h (filme) – Claun – Parte 1: os dias aventurosos de Ayana. Direção: Felipe Bragança. Grande encontro das turmas de clóvis das zonas oeste e norte.

Dia 03/02 (domingo)

13h – Grito de Carnaval

+ Feijoada
+ Grupo Tô Sambando

17h – Bloco do Raspa

SERVIÇO:
Festival Arena da Palavra
Data: 1º, 2 e 3 de fevereiro de 2013
Endereço: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/nº, Pavuna) 
Informações: 2886-3886
Valor do ingresso: Todas as atividades são gratuitas.
Número de lugares: 1.130
Classificação: Livre

Mais informações:
RPM Comunicação

0 comentários