Trânsito na Zona Portuária

Desordem nos pontos de ônibus causam ainda mais problemas na região
 

Nesta segunda, dia 7, primeiro dia útil da terceira etapa das alterações no trânsito da Zona Portuária, os motoristas enfrentam engarrafamento desde as 6h da manhã para chegar ao Centro do Rio devido à desordem nos pontos de ônibus em frente a Rodoviária Novo Rio e ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). Os reflexos já atingem o tráfego na Ponte Rio-Niterói e na Avenida Brasil. A Guarda Municipal e a concessionária Porto Novo concentram os agentes de trânsito na Avenida Francisco Bicalho e na Avenida Rodrigues Alves, mas até as 7h não havia agentes para ordenar os pontos de ônibus. Sem fiscalização, os coletivos param até em fila tripla, bloqueando os acessos à Francisco Bicalho e a Rodrigues Alves.

 

Na descida da Ponte, o tráfego está congestionado porque os ônibus que têm como destino o ponto em frente ao Into, que fica no final da pista da esquerda, bloqueiam a pista da direita para ganhar tempo. A irregularidade bloqueia a passagem dos veículos que seguem para o Centro pela pista da direita. No sentido Rodoviária da Francisco Bicalho, onde há intervenções para a realização das obras da Região Portuária, o trânsito segue sem problemas e agentes estão no local.

 

A interdição parcial da Avenida Francisco Bicalho — uma das principais ligações entre a Ponte Rio-Niterói, a Zona Portuária e o Centro da cidade — começou no último sábado. A medida faz parte das obras do projeto Porto Maravilha. A chamada etapa 3-A prevê também a interdição parcial da Avenida Professor Pereira Reis. O fechamento ocorreu para obras de reurbanização urbana e de drenagem. Além disso, houve o fechamento total da alça de acesso ao Viaduto Juscelino Kubitschek, ou Elevado da Perimetral, para obras geométricas.

 

As mudanças no tráfego
A etapa 3-A engloba a interdição total da alça de acesso ao Elevado da Perimetral a partir da Avenida Rodrigues Alves, no sentido Gasômetro, para obras da demolição e construção de nova alça de acesso à Perimetral. A mudança busca estabelecer as conexões viárias entre a Avenida Binário do Porto e a Perimetral, permitindo que os veículos procedentes do Gasômetro em direção ao Santo Cristo possam acessar a Avenida Binário do Porto chegando à Avenida Rodrigues Alves, no sentido Praça Mauá, e posteriormente à Perimetral até o Aterro do Flamengo.

 

Em setembro, a prefeitura concluiu o alargamento da Rua General Luiz Mendes de Moraes, que contorna o terreno da Praia Formosa e dá acesso ao Viaduto Paulo de Souza Reis. A rua, que tinha três faixas de rolamento, ganhou outras três. Mas, de início, a ampliação não pôde ser aproveitada integralmente pelos motoristas. Isso porque as faixas antigas foram fechadas ao trânsito para a implantação de infraestrutura de serviços públicos. O trecho inicial da Avenida Francisco Bicalho, entre a linha férrea da SuperVia e o Viaduto Paulo de Souza Reis, está previsto para ser interditado para obras neste ano de 2013.

 

A obra acontece pouco mais de dois anos depois de a Francisco Bicalho ter passado por uma grande obra de recapeamento. Em 2010, a avenida chegou a ser anunciada como parte do conjunto de 45 ruas e avenidas das áreas de planejamento 1 (Centro) e 2 (Zona Sul, Tijuca e adjacências) que seriam recuperadas naquele ano, com investimento de R$ 61,1 milhões, pelo programa Asfalto Liso. A Secretaria municipal de Obras informou, contudo, que a via não foi beneficiada pelo programa, tendo sido recuperada pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos. Já a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto informou que o trabalho foi feito dentro da parceria público-privada (PPP) do Porto Maravilha.

 

Perimetral começa a ir ao chão em abril
Iniciado em 2009 e orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto Porto Maravilha prevê um conjunto de obras de reestruturação do trânsito da Zona Portuária; de redimensionamento das redes de água, luz, esgoto, drenagem e telefonia de uma região com cinco milhões de metros quadrados; de reurbanização do passeio público; e de recuperação do patrimônio histórico. O projeto prevê ainda que a concessionária Porto Novo, vencedora da licitação da parceria público-privada do porto, fique responsável pela execução de serviços — como coleta de lixo, troca de lâmpadas e operação de tráfego — por um prazo de 15 anos.

 

A obra de peso mais significativo é a derrubada do Elevado da Perimetral, prevista para começar em abril do ano que vem. A ideia da prefeitura é concluir todo o pacote de reformas até o primeiro semestre de 2016, a tempo dos Jogos Olímpicos do Rio.

 

Para substituir as pistas do elevado, estão sendo abertas novas ruas e avenidas na Zona Portuária. Uma delas é a chamada Avenida Binário, que terá seis faixas de rolamento, três em cada sentido. A nova avenida cortará a região seguindo paralelamente à Avenida Rodrigues Alves. Ela terá dois túneis, um sob o Morro da Saúde e outro passando por baixo da Praça Mauá e do Morro de São Bento. Já a Avenida Rodrigues Alves será transformada em uma via expressa, também com túnel, que deverá ser interligado, futuramente, com o Mergulhão da Praça Quinze.

 

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