Centro de treinamento estimula práticas sustentáveis

Espaço tem unidades demonstrativas com ações incentivadas pelo Rio Rural
 

O município de Cordeiro, na Região Serrana, sedia atualmente uma das maiores estruturas para exposições agropecuárias de todo o território fluminense. Inserido numa Área de Proteção Ambiental (APA), o Parque de Exposições Raul Veiga é de propriedade do Governo do Estado e administrado pela Emater-Rio desde 2001.

 

Na estrutura do parque funciona o Centro de Treinamento da Emater-Rio (Centerj), além de outros órgãos da Secretaria de Agricultura. Criado para treinar produtores rurais e capacitar técnicos agropecuários, o Centerj Cordeiro possui unidades demonstrativas e de observação de pecuária de leite, piscicultura, fruticultura, suinocultura, silvicultura, além de um setor administrativo e didático e dois auditórios.

 

No local, várias ações incentivadas pelo programa Rio Rural na pecuária leiteira vêm sendo colocadas em prática. Entre elas o uso de tanque comunitário para resfriamento de leite, ordenhadeiras mecânicas e pastoreio rotacionado.

 

Na unidade de bovinocultura leiteira, o rebanho é composto por 32 vacas, sendo 15 em lactação. Esses animais produzem, em média, 170 litros por dia. O local está aberto à visitação de agricultores, pesquisadores e estudantes, mediante o agendamento prévio.

 

Governo do Rio

0 comentários