Convênio com a Perinatal salvou mais de 200 bebês cardiopatas em 2012

Em três anos, 511 crianças foram operadas através da parceria da rede privada com o Estado
 

O convênio firmado há três anos entre a Secretaria de Saúde e a Clínica Perinatal da Barra da Tijuca já salvou a vida de 511 crianças com problemas cardíacos. Apenas no ano passado, 225 bebês cardiopatas foram operados. A pequena Jéssica Branco, hoje com 3 anos de idade, foi uma das beneficiadas pela parceria do Governo do Estado com o grupo da rede privada. Moradora de Campos dos Goytacazes, no Norte, a criança passou por uma cirurgia para corrigir a má formação no coração, conhecida como Tetralogia de Fallot, aos 3 meses.

 

– Sem a cirurgia, ela não estaria mais conosco – afirmou a mãe de Jéssica, Adriana Pereira. 

 

São corrigidos 40 tipos de cardiopatias, na maior parte de alta complexidade. A taxa de sobrevida do paciente na clínica da Barra é de 93,4%. Mais da metade dos pacientes encaminhados para a Perinatal moram no Rio, somando um total de 131 bebês. Os custos do procedimento na rede privada podem chegar a R$ 40mil.

 

– A parceria com a clínica vem mudando a história de muitas famílias no Rio de Janeiro – explicou a subsecretária de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde, Mônica Almeida.

 

 

Remoção de Helicóptero

 

Os pacientes são encaminhados à Perinatal pela Central Estadual de Regulação de Leitos. O Corpo de Bombeiros é responsável pela transferência de crianças e familiares de outros municípios fluminenses. 

 

O pré e pós-operatórios são realizados por uma equipe multiprofissional formada por cirurgiões, cardiologistas, anestesistas, intensivistas, assistentes sociais e psicólogas. São disponibilizados 12 leitos privativos de CTI de alta complexidade para depois da cirurgia.

 

O convênio com a Perinatal supre a demanda, realizando cirurgias cardíacas em bebês prematuros com cerca de 550 gramas, recém-nascidos, lactentes, pré-escolares e adolescentes.

 

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.