Operação Lei Seca utiliza homens balão para conscientizar foliões

Agentes vestidos com o balão característico da OLS distribuíram adesivos e ventarolas
 

Trinta agentes da Operação Lei Seca, iniciativa da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, realizaram ação educativa, neste sábado (9/2), no “Bloco Dois para Lá, Dois para Cá”, que desfilou em Botafogo, na Zona Sul. No local, foram distribuídos adesivos e ventarolas aos foliões para lembrar que a mistura de álcool e direção resulta em acidentes, muito deles fatais. Agentes vestidos com o balão característico da operação também participaram da campanha.

A assistente administrativa da Operação Lei Seca, Débora Alves, disse que a conscientização é tão importante quanto à fiscalização.

– Esta é uma oportunidade de tentar preservar vidas durante o carnaval. Se a pessoa pretende beber, basta fazer uso de táxi, pegar carona ou utilizar outros tipos de transportes. O fundamental é que ela não dirija – disse Débora.

À espera do desfile, a moradora do Méier, Andréia Sobrinho, falou que a distribuição de ventarolas e panfletos é eficaz, pois na época do carnaval cresce o número de acidentes no trânsito.

– Um copo de qualquer bebida alcoólica pode afetar o reflexo de um motorista. Esta iniciativa da Operação Lei Seca deve continuar sempre – afirmou Andréia.

Segundo a professora de Educação Física, Tânia Sarkis, a Operação Lei Seca é uma iniciativa que deve ser perpetuada no Rio de Janeiro.

– A vida é algo muito importante, é o nosso bem mais precioso. Toda pessoa, em especial o jovem, deve ter a consciência de dirigir sem estar alcoolizado – explicou Tânia.

Até a madrugada desta sexta-feira (8/2), 1.033.900 motoristas foram abordados, 197.272 foram multados, 41.236 veículos foram rebocados e 83.633 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida. Os agentes realizaram 902.709 testes com o etilômetro. Deste total, 6.582 condutores sofreram sanções administrativas e 2.499, criminais.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Governo.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.