PM testa balão de observação de segurança no sambódromo

Equipamento móvel, que pode ser usado em grandes eventos, tem alcance de até 5 km
 

O time das escolas de samba do Grupo Especial será registrado por uma câmera diferente. No domingo (10/2), a Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou os testes de monitoramento aéreo com dois Balões de Observação de Segurança. Segundo o tenente-coronel Marcio da Costa Lima, chefe do centro de controle operacional da PM, o equipamento é ideal para acompanhar eventos com grande fluxo de pessoas.

 

 

– Hoje, nós acompanharemos todo o acesso ao Sambódromo. Futuramente, este equipamento será essencial para garantir a segurança em eventos, como a Copa das Confederações e até mesmo Réveillon- afirmou o tenente-coronel.

 

 

Sócio de uma das empresas que participam da operação, Leonardo Mendes, afirmou que a sua empresa observou como essa tecnologia é desenvolvida em outros países.

 

 

– Acompanhamos como esse equipamento é produzido na França e na Alemanha. Nosso balão é móvel e a câmera instalada pode fazer reconhecimentos a uma distância de até 5 km – explicou Mendes.

 

 

A tecnologia israelense foi aplicada na engenharia de outro balão em teste. O gerente de sistemas navais Fuad Kouri explica que o protótipo é fruto de 17 anos de estudo.

 

– O mais importante no nosso equipamento é que ele já foi testado em combate e resiste a ventos de 80 km/h – afirmou Kouri.

 

 

A turista Letícia Racco, que veio de Petrópolis para o carnaval do Rio, aprovou a inciativa.

– Será muito bom para prevenir tumultos e corrigir falhas. As pessoas já estão acostumadas a serem monitoradas por câmeras – disse Letícia.

 

Agência Brasil

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.