Projeto CINEMÃO leva cinema de graça a áreas pacificadas ao longo do ano

Primeira sessão será no dia 23 de fevereiro, na Vila Olímpica Gamboa, no Morro da Providência
 

Imagine um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone,cadeiras e pipoqueira! Junte tudo isso a muita vontade de promover, difundir e estimular a cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O resultado é o projeto CINEMÃO – Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que ocupará espaços públicos marcados pela violência e ausência de aparelhos culturais.  A primeira sessão será no dia 23 de fevereiro, na Vila Olímpica Gamboa, no Morro da Providência, às 19h.  O filme em cartaz é  ‘A batalha do passinho: os muleque são sinistro’, longa metragem vencedor da mostra novos rumos do Festival do Rio 2012. Na sequência o Cinemão mediará um debate com a participação do diretor e personagens do documentário, além de integrantes da agenda pactuada do Fórum Social Contra o Extermínio da Juventude Negra, que promoverá também um diálogo com os moradores da Providência.

 

O projeto usa o cinema como ferramenta de inclusão, visibilidade e protagonismo social de grupos marginalizados.

 

Autor e diretor, Cid César Augusto, conta que teve a ideia em novembro de 2010, depois da tomada do Complexo do Alemão:

 

– É possível outro modelo de ocupação territorial desses espaços públicos.  O cinema é minha ferramenta de trabalho.   Acredito cegamente no poder transformador da cultura – arma mais poderosa que o fuzil. 

E o Cinemão é – em si – um ato político da sociedade e do Cinema Brasileiro.  – disse o cineasta, jornalista e produtor.

 

CINEMÃO pretende promover ao longo do ano 288 sessões gratuitas de cinema, sempre nos fins de semana, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. O projeto deverá atingir mais de 150.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

 

 

A partir de acordos com a Programadora Brasil e outros distribuidores nacionais, o CINEMÃO funcionará como uma ação divulgadora e democratizadora da produção nacional. Isso fará com que o cinema brasileiro chegue a uma parcela da população com dificuldade de acesso a cultura, seja por razão financeira, locomoção ou barreira cultural. O projeto possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili / CQC,  os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros. 

 

O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em: 

http://www.youtube.com/watch?v=o7RJoKCNaMI

 

CINEMÃO tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú e Cirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das Nações Unidas — ONU), UPP Social / Instituto Pereira Passos – IPP. 

Carioca Filmes e Maranduva Filmes são as produtoras responsáveis.

 

Todos os vídeos sobre o CINEMÃO no link: http://www.youtube.com/user/cinemao1?feature=watch

 

Serviço: CINEMÃO

Local: Vila Olímpica Gamboa, Morro da Providência

Data: 23 de fevereiro, sábado

Horário: 19h

Classificação: livre 

Entrada Gratuita.

 

Serviço para a Imprensa:

Pedro Carrion

(21) 8134.9327

imprensapedrocarrion@gmail.com

 

RoMa in Press

Roberta Mattoso

(21) 8108.9896

robertamattoso@romainpress.com.br

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.