Área acadêmica ganha obra inédita sobre os processos de tratamento das águas

Editora Interciência publica livro voltado a comunidade acadêmica e cientifica
 

  Esse mês, a Editora Interciência lançou Processos Biológicos Avançados para Tratamento de Efluente e Técnicas de Biologia Molecular para o Estudo da Diversidade Microbiana. A obra é parte significativa do trabalho de três décadas do Laboratório de Controle de Poluição da Água do Coppe/UFRJ (Labpol) acerca dos processos biológicos de tratamento de águas residuárias.

 

Classificada pelo Prêmio Jabuti 2012 entre os 10 melhores na categoria Ciências Exatas, hoje, é considerado referência em pesquisas para instituições públicas e privadas sobre o controle da água. Os pesquisadores mantêm diálogo constante com outros setores da UFRJ e têm parcerias com indústrias que estão compromissadas com a preservação da qualidade da água, como Petrobras, Bayer, Tribel (atualmente Haztec Tribel), White Martins, Petroflex (atualmente Lanxess), Tanac, Klabin, Quattor (atualmente Brasken), RioPol, entre outras.                 Processos Biológicos Avançados para Tratamento de Efluente e Técnicas de Biologia Molecular para o Estudo da Diversidade Microbiana é fruto das inúmeras discussões que versam sobre diversos aspectos, como o volume de lodo gerado, a eficiência do processo, os aglomerados microbianos, a formação e a eficiência dos biofilmes, como utilizaras informações obtidas pelas técnicas moleculares, entre outros, mas especialmente sobre os fundamentos dos processos.

 

A busca constante por unidades compactas e eficientes para o tratamento dos mais variados tipos de efluentes tem levado o desenvolvimento dos processos biológicos. De acordo com os autores, o livro contribui para a formação de profissionais, sejam da área acadêmica ou do setor produtivo e que tenham seus trabalhos voltados para o meio ambiente. O objetivo é levar aos leitores a compreensão sobre o conceito do tratamento e todos seus processos.  

 

Autores:

Geraldo Lippel Sant´Anna Jr é engenheiro químico, Mestre em Engenharia Química, Doutor em Engenharia de Processos, membro da Academia Brasileira de Ciências e, atualmente é consultor técnico da empresa Archeon, além de ter sido professor do programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ por mais de 30 anos. João Paulo Bassin é graduado, Mestre e Doutor em Engenharia Química e também em Biotecnologia Ambiental. Márcia Dezotti é graduada, Mestre e Doutora em Química, além de ser coordenadora do LabPol, o qual possui diversos convênios internacionais e projetos com indústrias, e professora associada no programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ.

 Serviços

Livro: Processos Biológicos Avançados para Tratamento de Efluente e Técnicas de Biologia Molecular para o Estudo da Diversidade Microbiana Autores: Geraldo Lippel Sant’Ana e Márcia Dezotti

Editora: Interciência Ano: 2012

Edição: 1ª Número de páginas: 358 Formato: 18x25cm Valor: R$ 106,00 ISBN: 9788571932760  

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.