Curso de capacitação prepara policiais civis e militares para grandes eventos

Qualificação faz parte de um convênio da Secretaria de Segurança com a Embaixada da Espanha
 

Depois de uma semana, policiais militares e civis e guardas municipais concluíram, nesta sexta-feira (15/3), o curso de Controle de Massa ministrado por oficiais espanhóis. Para marcar a formatura, os 76 agentes brasileiros fizeram uma simulação de contenção de distúrbio civil com o uso de armas não letais, na sede do Batalhão de Choque (BPChoque), no Estácio. A qualificação faz parte de um convênio da Secretaria de Segurança com a Embaixada da Espanha.

 

A capacitação abordou práticas operacionais da gestão da ordem pública, coordenação de espetáculos esportivos, planejamento de grandes eventos e técnicas de ação em situações de confronto. O objetivo é capacitar os policiais fluminenses para a atuação em eventos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016. Os espanhóis tem a experiência de quem sediou os três grandes eventos.

A superintendente de Educação da Secretaria de Segurança, Melissa Pongeluppi, destacou que esse é o segundo curso ministrado esse ano através de parcerias internacionais. O próximo, também com a polícia espanhola, será de Uso Progressivo da Força.

– Tudo isso no intuito de agregar os conhecimentos europeus para a polícia do Estado do Rio. Todos esses conhecimentos são instrumentalizados para a realidade do Rio de Janeiro. E trazemos essa oportunidade de trocar experiências – afirmou Melissa Pongeluppi.

O chefe da Brigada Central de Escoltas da polícia espanhola, Juan Francisco Molina, disse que a experiência foi muito positiva e que os protocolos brasileiros se aproximam dos usados na Espanha.

– Acreditamos que a polícia brasileira tem alta qualificação, com protocolos muito bem estabelecidos, e que estão preparados para enfrentar os grandes eventos que estão por vir no Estado do Rio de Janeiro – disse Juan Francisco Molina.

Capacitações em curso

Em 2013, cerca de 4.520 policiais deverão ser capacitados em cursos voltados para os grandes eventos por meio de convênios com as embaixadas da Espanha e dos Estados Unidos e com o Ministério da Justiça. O comandante da Unidade de Controle de Multidões da Polícia Militar, capitão Gilberto Martins, contou que a troca de experiências foi positiva para o planejamento e desenvolvimento das ações.

– Houve um grande aprendizado das partes táticas utilizadas pela polícia espanhola, que são muito similares as do Batalhão de Choque: conhecimento na execução em grandes eventos e preocupação com o antes do evento. Tivemos aulas práticas e muitas teóricas – explicou o capitão.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.