Novas interdições para as obras do Porto Maravilha começam a valer sábado, 23

Com a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, o fluxo de veículos em direção ao Aterro do Flamengo deverá ser feito pelo Mergulhão da Praça XV
 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes com a CET- Rio e a Cedurp,  informa que a partir de sábado, dia 23, será implementada a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral, na Avenida Presidente Vargas, após a Igreja da Candelária, sentido Aterro do Flamengo  para início das intervenções que vão viabilizar a conexão do Mergulhão da Praça XV com o Túnel da Via Expressa. A interdição da Rua Visconde de Inhaúma, anteriormente também prevista para este sábado, foi suspensa temporariamente.

 

 

Com a interdição da alça de acesso ao elevado da Perimetral,  o fluxo de veículos em direção  ao Aterro do Flamengo deverá ser feito pelo Mergulhão da Praça XV. Com isso, serão implantadas alterações no embarque e desembarque das linhas de ônibus no Mergulhao, que estarão devidamente sinalizados, conforme detalhamento abaixo. Vale lembrar que os itinerários das linhas estão mantidos.

 

 

1. MERGULHÃO DA PRAÇA XV (galeria sentido Aterro do Flamengo):

 

► 154, 438, 472

 

► 411, 413, 415, 442, 443, 474, 475

 

► 403, 454, 455, 480, 484

 

► 401, 422, 498

 

► 202, 238, 363

 

 

• As linhas 292 e 367, que têm pontos terminais no Terminal da Misericórdia, não farão parada de embarque/desembarque de passageiros, na galeria do Mergulhão, sentido Aterro do Flamengo.

• A linha 238, que atualmente dispõe de ponto regulador na galeria do Mergulhão, sentido Aterro do Flamengo, passará o operar como circular na área do centro, sem ponto regulador.

• As linhas intermunicipais, que têm ponto de parada, para embarque/desembarque de passageiros, na Praça Pio X (BRS – I), não terão ponto de parada, para embarque/desembarque de passageiros, na galeria do Mergulhão, sentido Aterro do Flamengo.

 

 

Mudanças no trânsito

 

Para viabilizar as interdições na região central da cidade,  a operação de tráfego nas vias do entorno foi reforçada. Ao todo, 80 agentes de trânsito, trabalham para manter a fluidez, orientar motoristas e pedestres, efetuar os bloqueios e os desvios necessários de forma a minimizar os impactos no trânsito. A operação contará ainda com 11 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, informando as mudanças .

 

Com a interdição da alça de subida para a Perimetral, os veículos que trafegam pela Avenida Presidente Vargas no sentido Aterro do Flamengo terão duas opções: dobrar à direita na Avenida Rio Branco ou seguir pelo Mergulhão da Praça XV até o acesso à Avenida General Justo.

 

Sobre as obras

A conexão do Mergulhão da Praça XV com o Túnel da Via Expressa, terá 5.050 metros, parte em túnel, parte na superfície, com três pistas em cada sentido. Ela servirá aos motoristas que cruzam a Região Portuária apenas como passagem, margeando a área em paralelo aos armazéns do Porto. O Túnel da Via Expressa terá 2.579 metros, ligando o Mergulhão da Praça XV até a altura do Armazém 8, na atual Avenida Rodrigues Alves. Em nível, os motoristas seguem da altura do Armazém 8 até a Rodoviária Novo Rio.

 

 

O Túnel da Via Expressa permitirá a construção de um boulevard de 44 mil m² entre a Praça Mauá e o Armazém 8, por onde passarão apenas Veículos Leves sobre Trilhos, pedestres e bicicletas.

 

 

 

0 comentários