Programa do Senac deve formar 600 jovens para trabalhar em megaeventos no Rio

Levantamento feito pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) para o Senac-RJ identificou que o resultado de empregabilidade depois do treinamento do Portal do Futuro atinge 73%
 

O Programa Portal do Futuro, do Serviço Nacional do Comércio do Rio de Janeiro (Senac-RJ), abre 600 vagas para preparar jovens de baixa renda e em situação de risco social para as primeiras experiências profissionais. As inscrições vão até 12 de abril e as aulas estão previstas para começar em maio próximo.

 

O programa pedagógico atua em duas frentes. Ao mesmo tempo em que desenvolve competências específicas de cada aluno, que farão a diferença na hora da busca pela primeira experiência profissional, o curso tem a finalidade de contribuir para a transformação do convívio social dos jovens.

 

Tailany Bueno Ferreira tem 20 anos, mora em Campo Grande, na zona oeste, e concluiu o curso Portal do Futuro no ano passado. O autoconhecimento foi, para ela, a coisa mais importante que aprendeu durante o curso. “Foi quebrar paradigmas comigo mesma”, disse. Estudante universitária de administração, ela fez o curso de recepcionista em meios de hospedagem no Portal do Futuro, apesar de não querer seguir carreira nessa área, porque viu aí uma oportunidade de ampliar o seu conhecimento. “Conhecimento nunca é demais. Além disso, fazer um curso do Senac é bem visto no currículo”.

 

Priscila Miranda Leite, de 19 anos, mora em Padre Miguel, na zona oeste do Rio de Janeiro, e também terminou o curso em dezembro de 2012. Segundo ela, o curso a ajudou no âmbito profissional e pessoal. Priscila conta que passou a reparar em coisas que antes não tinham importância. “Percebi que estava mais madura para lidar com outras pessoas”.

 

No âmbito profissional, a jovem conta que apesar de ter concluído o ensino médio, não sabia que rumo dar a sua vida. Depois que a mãe a inscreveu no curso, ela pôde vivenciar por uma semana, uma experiência de trabalho em empresa parceira do Senac. “Foi excelente, show de bola”, definiu. “Mudou bastante a minha vida”. Ela não esperava que um curso fosse tão diferente de uma sala de aula tradicional. “A educação é voltada mesmo para sermos bons profissionais”. Ela pretende cursar a faculdade de administração. Atualmente, trabalha como recepcionista em uma redistribuidora de perfume. “Estou amando”, declarou.

 

O Portal do Futuro foi criado em 2000 e já formou mais de 6 mil pessoas. Os jovens interessados em fazer o curso devem ter entre 16 e 24 anos, estar cursando, no mínimo, o primeiro ano do ensino médio e pertencer a uma família com renda máxima ‘per capita’, de um salário mínimo. Este ano, serão formadas 20 turmas, totalizando 600 participantes do programa. Serão contempladas oito unidades do Senac-RJ, no Grande Rio, e seis unidades em municípios do interior.

 

Os alunos aprendem também como devem se portar em um ambiente corporativo e quais são as regras. “A gente não diz o que é certo ou errado. Mas explica para o jovem que, em alguns ambientes corporativos, o uso do piercing e a tatuagem, por exemplo, não são bem aceitos”. Já no meio publicitário ou das artes, a prática é aceita. “Então, na primeira parte do portal, o que a gente trabalha são os aspectos comportamentais”. Ana Paula salienta que, de acordo com pesquisas de setores de recursos humanos empresariais, o comportamento no ambiente de trabalho é o principal motivo de demissão.

 

O curso se diferencia de outros programas existentes no mercado, porque suas dinâmicas seguem o modelo pedagógico do ‘aprender fazendo’. “Tudo com muitas oficinas, muitos exercícios lúdicos, muitas atividades de visitas, teatro, música – usando a linguagem do jovem. Você usa diversas ferramentas que tornam o estar no Portal do Futuro mais agradável e o aprendizado, diferenciado”. É o que motiva os jovens a passar quatro horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, nas unidades do Senac-RJ, acrescentou.

 

Desde 2012, o foco do Portal é a capacitação de futuros profissionais para o mercado de grandes eventos, tendo em vista a realização de megaeventos programados para o país e para o Rio de Janeiro, em especial, a partir deste ano, entre os quais a Copa das Confederações, em junho próximo; a Jornada Mundial da Juventude, em julho; a Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016. Em 160 horas voltadas à capacitação profissional, são oferecidos cursos na área de hospitalidade: bartender (garçom de bar), recepcionista em meios de hospedagem, agente de viagens e organizador de eventos.

 

Levantamento feito pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) para o Senac-RJ identificou que o resultado de empregabilidade depois do treinamento do Portal do Futuro atinge 73%. “Mais de 90% dos alunos entendem que houve uma mudança drástica do comportamento deles em relação à sua vida pessoal ou à vida escolar e com os amigos. A gente tem também o retorno das empresas que contratam esses jovens, sobre como eles chegam mais preparados no ambiente corporativo”.

 

Agência Brasil

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.