DER-RJ inicia obras da “Transitolândia”

iniciativa que consiste numa mini-cidade que serve de cenário para aulas lúdicas e educativas para crianças
 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) deu início na última semana à construção da “Transitolândia”, iniciativa que consiste numa mini-cidade que serve de cenário para aulas lúdicas e educativas para crianças, que está sendo implantada no pátio do Batalhão de Policia Rodoviária do Estado do Rio de Janeiro, localizado no município de Niterói. O projeto, que está recebendo um investimento total de R$ 149 mil, transcorre conforme o programado pelo órgão e deverá ser entregue na primeira quinzena de junho.

 

 

A Transitolândia é uma cidade mirim, com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes), destinada a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito. O público é formado, em média, por crianças de 4 a 12 anos, que recebem orientações de conduta como pedestres, ciclistas e passageiros de veículos coletivos e de passeio.

 

Educar para formar cidadãos conscientes das relações de trânsito é uma das maiores preocupações do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ). O objetivo desse projeto, que já foi muito bem aceito e com resultados reais em outros estados, é ensinar às crianças do Ensino Fundamental (de escolas públicas e particulares) como ser um bom pedestre, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco.

 

Depois de aprender como atravessar a faixa de pedestre, como utilizar o semáforo e o cinto de segurança, o estudantes vivenciam na prática as situações reais dentro de uma mini-cidade, projetada para impactar as crianças, que estimuladas com todo aparato absorvem todos os ensinamentos de como um bom motorista e pedestre deve se portar. O mais impressionante é a propagação desses ideais dentro da própria família, quando as crianças levam o que aprenderam de forma divertida para pais e parentes, criando um ciclo do bem voltado para segurança e educação no trânsito.

 

Fonte – Gov Estado

 

0 comentários