Estradas da Produção escoa produtos rurais em Conceição de Macabu

Máquinas do programa da Secretaria de Agricultura recuperam estradas vicinal
 

A produção agrícola de quase 20 propriedades rurais da Microbacia Córrego das Aduelas, em Conceição de Macabu, no Norte fluminense está chegando ao consumidor sem dificuldades para escoamento pelas estradas vicinais da localidade. Na manhã desta quinta-feira (11/04) um trecho que já havia sido recuperado pelas máquinas do Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, foi novamente refeito após um alagamento ocorrido há duas semanas.

 

– Existem problemas pontuais que precisam de ações rápidas. Estamos conseguindo resolve-los com nossas quatro patrulhas mecanizadas que atuam no Norte do Estado – disse o engenheiro Sidney Rezende, coordenador do Programa na Região.

 

Desde sua criação em 2010, apenas no Norte Fluminense, já somam quase 20 mil o número de pessoas que moram em áreas rurais e dependem de alguma forma dessas vias, beneficiadas pelo Estradas da Produção. Foram recuperados aproximadamente três mil quilômetros de estradas, equivalentes à distância entre o Rio de Janeiro e Belém, capital do Pará. O total de R$ 30 milhões foram investidos na compra de máquinas e equipamentos para o programa, que atende a todo o Estado. Deste total, o Rio Rural investiu R$ 5 milhões em máquinas que também atuam nas microbacias atendidas pelo programa.

 

O pecuarista Márcio de Paula Machado, 64 anos, viu sumir na manhã de ontem o lamaçal que se formou em frente ao seu curral e a um tanque coletivo de resfriamento de leite.

 

– Tomara que agora não tenha outro alagamento. Esta área é muito baixa e a estrada sofre. Esse trecho é importante porque só deste tanque saem 450 litros de leite por dia. Às vezes precisamos colocar um trator pra puxar o caminhão, que fica atolado – explicou.

 

Mais à frente, na mesma microbacia, o agricultor familiar Gerônimo Correa de Oliveira, que cultiva de forma agroecológica coco, frutas e café também comemora os benefícios da recuperação da estrada que utiliza.

 

– Há 15 dias estamos tendo chuvas diariamente, mas a estrada continua em condições para trafegar. Saio quase todos os dias para levar meus produtos na cidade e não tenho carro tracionado – revelou.

 

O coordenador Sidney Rezende ressaltou que o objetivo do programa da secretaria de Agricultura é melhorar o escoamento da produção agrícola e a qualidade de vida da população rural, mantendo seu acesso à serviços públicos como educação e saúde.

 

– Agora mesmo recebi um aviso de que uma estrada que recuperamos acaba de ser obstruída por uma barreira e isso passa a ser uma prioridade – contou.

 

O Estradas da Produção trabalha através de parceria com as prefeituras ou com organizações rurais comunitárias.

 

– Sempre atuamos em parceria com os escritórios da Emater-Rio, secretários municipais de agricultura e os produtores rurais. Em conjunto traçamos as linhas de ação e as prioridades na recuperação das estradas – finalizou Sidney.

 

Governo do Rio

0 comentários