Estudantes têm aula sobre orgânicos com técnicos do Rio Rural e Pesagro-Rio

Alunos provaram legumes e frutas e conheceram produção e comercialização dos alimentos
 

Em Nova Friburgo, cerca de 90 estudantes do Ensino Fundamental participaram de uma atividade pedagógica diferenciada na última semana. Os alunos de três turmas do 6º ano do Colégio Anchieta tiveram uma aula especial sobre a produção agrícola do município, com destaque para os alimentos orgânicos originários dos distritos de Campo do Coelho, Riograndina, Lumiar e Amparo.

 

A atividade foi realizada a convite da direção da escola e conduzida pela equipe técnica do Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura da Pesagro-Rio e do Escritório Regional da Emater-Rio, ambos sediados no município e vinculados à secretaria de Agricultura. Na ocasião, o engenheiro agrônomo e assessor técnico do Programa Rio Rural, Gerson Yunes, explicou processos de formação do solo e fatores que influenciam em sua qualidade. A professora de Geografia, Anny Machado, detalhou as características do agronegócio friburguense, com destaque para a cadeia de alimentos orgânicos, produzidos pelos membros da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio).

 

Para facilitar o aprendizado, foi montada uma feirinha orgânica no pátio do colégio, onde estudantes, professores e funcionários tiveram a oportunidade de degustar legumes e frutas e, ainda, conhecer um pouco mais o processo de produção e comercialização desses alimentos. De acordo com a pesquisadora da Pesagro-Rio, Maria Fernanda Fonseca, crianças e jovens são verdadeiros multiplicadores das boas práticas alimentares junto aos familiares.

 

Já para a professora de Geografia do 6º e 8º anos, Márcia Luiza Ferreira da Costa, a atividade foi fundamental para os alunos descobrirem, na prática, a importância dos produtos orgânicos. Na avaliação da coordenadora do Centro de Pesquisa do Colégio Anchieta, Catarina Wermelinger Py, o evento proporcionou aos estudantes vivências do dia a dia de uma comunidade rural.

 

– A partir dos próximos dias, os alunos vão montar uma horta orgânica, aqui na própria escola – adiantou.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.