FIRJAN e empresas do Sul Fluminense instalam grupo de discussões do setor automotivo

Cluster instalado nesta quinta-feira, dia 18, terá a participação das empresas Benteler, Faurecia, MAN Latin America, MA Automotive, Michelin, Nissan, PSA Peugeot Citroën e Suspensys
 

O Sistema FIRJAN instalou nesta quinta-feira (18) o Cluster Automotivo do Sul Fluminense, um grupo de discussões que irá tratar de quatro temas centrais, fundamentais para o crescimento do segmento na região: energia, transporte, telecomunicações e mão de obra. “Com investimentos previstos de mais de 5 bilhões de reais até 2014, o setor já vem se destacando na região há quase 15 anos pelo seu ritmo de crescimento. Agora, com esta articulação pela formação do Cluster, o segmento deverá dar um salto ainda maior”, afirmou o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, durante a solenidade realizada na Representação Regional da FIRJAN, em Volta Redonda. 

 

 

 
Eduardo Eugenio lembrou dos esforços que serão feitos para fazer deste um exemplo para a literatura mundial de negócios. Um deles será na qualificação de mão de obra. “O SENAI do Rio é parceiro do setor na formação de profissionais em todos os níveis, inclusive em posições que demandem tecnologias mais complexas”, acrescentou.
 

 

 

Juliana Guiguet, gerente de Processos – Cluster Automotivo da PSA Peugeot Citroën, falou em nome das empresas e lembrou que o grupo foi criado a partir do interesse das organizações no fortalecimento e consolidação de uma cultura industrial automotiva no Sul Fluminense. “Este é um marco do comprometimento pelo desenvolvimento do setor na região”, disse. Oficialmente, o cluster já tem a participação das empresas Benteler, Faurecia, MAN Latin America, MA Automotive, Michelin, Nissan, PSA Peugeot Citroën e Suspensys. “Até o final de 2013, nosso objetivo é ter 15 empresas nesta comissão”, adiantou Juliana.

 

 
O presidente da Representação Regional da FIRJAN no Sul Fluminense, Henrique Nora, acredita que, com a instalação do cluster, muitas outras atividades poderão ser realizadas no Sul Fluminense: “Precisamos levar o desenvolvimento adiante e a criação deste grupo confirmará a vocação de nossa região para o crescimento”.

 

 
A solenidade contou com a presença do vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Julio Bueno. Também estiveram presentes o vice-presidente de Manufatura da MAN Latin America, Adilson Dezoto; o representante da área de Relações Governamentais e Institucionais da Michelin, Felipe Mello; a diretora de Assuntos Governamentais da Nissan, Márcia Ribeiro; o diretor Industrial, de Logística e Qualidade da América Latina da PSA Peugeot Citroën, Pierre Ianni; além de autoridades e representantes de outras empresas da região.

 

 
Sobre a FIRJAN – A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é a mais antiga entidade empresarial do Brasil, com origem em 1827. Hoje reúne mais de 105 sindicatos industriais de todo o estado e possui cerca de 9 mil empresas associadas. Tem a missão de promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Para isso, conta com 60 unidades em todo o estado e no Distrito Federal. O Sistema FIRJAN é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada: a própria FIRJAN, o SESI, o SENAI, o CIRJ e o IEL.

 

Mais informações : Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa

0 comentários