Governo firma convênio com Itaboraí para apoio em infraestrutura

Objetivo é atuar na estruturação territorial da cidade da Região Metropolitana
 

O secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, assinaram na sexta-feira (19/4) um convênio para promover a integração de políticas públicas e a troca de experiências por meio de apoio técnico e operacional entre a prefeitura e o Governo do Estado. O objetivo é atuar em conjunto na estruturação territorial da cidade e em projetos de requalificação e infraestrutura urbana.

 

– É um prazer estar novamente em Itaboraí. Essa parceria com o município é de grande importância – disse Felipe Peixoto.

 

A cooperação prevê ainda o intercâmbio de recursos humanos e a utilização comum de estruturas do município e da Secretaria de Desenvolvimento Regional para programas, projetos e ações a serem desenvolvidas na cidade.

 

– Sem dúvidas, vamos conseguir trazer muitas realizações, não apenas para Itaboraí, mas para o Estado do Rio de Janeiro – afirmou o prefeito.

 

A assinatura do convênio formalizou ações que já vêm acontecendo junto à Prefeitura de Itaboraí, como o geoprocessamento, no qual imagens captadas por satélite são disponibilizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para o melhor planejamento e controle do crescimento da cidade. Também está em andamento um projeto pelo qual a secretaria dá apoio aos agricultores locais, oferecendo, inclusive, assistência técnica.

 

Conforme o termo assinado, caberá à secretaria criar um grupo de trabalho com representantes das duas partes e realizar capacitações que fortaleçam o planejamento territorial e a gestão participativa integrada no município. Já a Prefeitura, dará apoio na implantação do grupo de trabalho e no atendimento a demandas originárias dos planos e projetos a serem executados, além de promover a participação da comunidade no processo de elaboração das ações.

 

Governo do Rio

0 comentários