Instituto de Geografia da Uerj realiza seminário sobre energia nuclear

Evento reunirá maiores especialistas do país
 

O Laboratório de Geografia Física do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoverá nos dias 22 e 23 de maio, das 14h às 21h, no auditório 53 da Universidade, a segunda edição do Seminário sobre Energia Nuclear: Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais.

Paralelo ao seminário, entre 20 e 24 de maio, na Galeria Gustavo Schnoor, no Centro Cultural da Uerj, serão organizadas as exposições As Usinas de Angra e o Programa de Submarino da Marinha. A galeria funciona das 9h às 20 horas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail energia.nuclear.lagefis@gmail.com ou no dia do evento.

Programação

22 de maio

Das 14hs às 16h – A Segurança nas Usinas Nucleares Pós-Fukushima

Paulo Carneiro – Engenheiro Eletrônico. Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Coordenador do Comitê Gerencial de Resposta ao Acidente de Fukushima da Eletronuclear.

Alexandre Gromann – M.Sc. Engenharia Nuclear e Planejamento Energético. D.Sc. Engenharia de Produção / Engenharia do Produto. Coordenador Geral de Reatores e Ciclo Combustível e Gestor na CNEN responsável pela Coordenação dos Processos de Licenciamento e Fiscalização de Reatores de Potência, Pesquisa e Teste.

Francisco Whitaker Ferreirra – Arquiteto/urbanista (USP). Vereador pelo PT em São Paulo (1988-1996). Membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Co-fundador em 2001 do Fórum Social Mundial. Recebeu em 2006 o Prêmio Nobel Alternativo (Right Livelihood Award). Autor de vários livros, entre os quais “O Desafio do Fórum Social Mundial”, edições Loyola e Perseu Abramo, traduzido para cinco idiomas. Ativista da Coalizão por um País Livre de Usinas Nucleares.

Aquilino Senra Martinez ¬- Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência na área de Engenharia Nuclear, ênfase em Física de Reatores, principalmente nos seguintes temas: cinética de reatores, modelos de cálculo da integral de ressonância, sistemas de monitoração de reatores nucleares, geração de parâmetros de macrogrupo e moderação de nêutrons

Moderador: Arnaldo José Santiago – Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas na área de Física Nuclear. Professor Adjunto da Uerj. Sub-Chefe do Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física da Uerj.

Das 16h30 às 18h30 – Acidentes Nucleares e Radioativos: Impactos Socioambientais

 

Assessoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.