Secretário de Esporte e Lazer homenageia Romero Britto

Artista plástico recebeu a Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Rio
 

O secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni, concedeu, na sexta-feira (19/4), a Medalha Tiradentes ao artista plástico Romero Britto. A medalha, maior honraria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), foi aprovada pelo projeto de Lei n° 753/2012, que destaca a importância do artista para o cenário cultural do país e sua influência na vida de muitos jovens.

 

– Romero Britto é patrimônio cultural. Ficamos orgulhosos quando vemos brasileiros que lutaram e venceram, mostrando que a arte pode mudar a vida das pessoas. Este pernambucano é um encantador de jovens, adultos e crianças. Lutamos para que o nosso país invista cada vez mais na cultura e nos jovens talentos que se inspirem na arte de Romero Britto para formar um futuro melhor – afirmou o secretário.

 

O Rio de Janeiro é o estado que mais tem obras de Romero Britto expostas. Emocionado, o pernambucano agradeceu à homenagem e afirmou que a noite marcou a sua história.

 

– Fico muito feliz por receber esta homenagem. É muito gratificante ver que as pessoas têm essa visão e sensibilidade com a minha arte – explicou o artista.

 

Romero Britto começou no mundo do grafite, mas fez seus primeiros trabalhos em jornal e papelão, usando sua criatividade para transformar sucata em arte. O artista criou uma série limitada de selos postais intitulados Esporte para a paz, para os Jogos Olímpicos de Beijing, e já expôs sua arte do Museu do Louvre, em Paris. O artistas também foi convidado para fazer a abertura do Super Bowl XLI com o Cirque de Soleil e criou a prestigiada coleção de selos postais para a ONU (Organização das Nações Unidas).

 

O artista plástico mantém a Fundação Britto que tem como objetivo criar, incentivar, promover e preservar a educação, atuando, principalmente, na área da alfabetização. Hoje, Britto é considerado o artista pop mais importante do mundo e tem obras em que homenageia a Rainha Elizabeth II e a nossa querida presidenta Dilma Rousseff.

 

Governo do Rio

0 comentários