Vital Brazil comemora Dia Mundial da Saúde

Exames e atividades gratuitas para a população serão realizadas nos dias 7 e 8 de abril, em Niterói
 

Neste domingo (7/4), o Instituto Vital Brazil comemora o Dia Mundial da Saúde com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia. As atividades serão realizadas no Campo de São Bento (coreto), em Niterói, das 9h às 12h, e inclui exames de sangue, aferição de pressão e participação do Coral do Vital. O tema para 2013 é prevenção a infartos. Além do instituto, também participam do evento a Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública e a empresa Secor.

 

Dentre os exames disponíveis gratuitamente à população estão creatinina, glicose, colesterol e triglicerídeos. Os exames serão feitos em papel de filtro pela equipe do Biomarc/Vital Brazil. A técnica utiliza apenas gotas de sangue que são retiradas de um furo feito no dedo da pessoa e não necessita de garrotes ou seringas. Além disso, haverá uma apresentação do Coral do Vital.

 

As atividades terão continuidade na segunda-feira, dia 8, das 8h30 às 12h, com aulão de ginástica, exames de sangue e distribuição de camisinhas e folhetos explicativos, no jardim do Instituto Vital Brazil. Além disso, o público que estiver no local poderá preencher a ficha e fazer o novo cartão do Sistema Único de Saúde. O cartão SUS é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento e irá conter todos os dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.

 

Para fazer o cartão, que passará a ser obrigatório para todas as pessoas que forem atendidas pelo SUS (postos de saúde, UPAs ou hospitais), é necessário preencher um cadastro e apresentar cópia dos seguintes documentos: Identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência. O cartão também servirá para levantar dados para pesquisas sobre como anda a saúde no Brasil.

 

Dia Mundial da Saúde – Ou World Health Day foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentada no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado em promovê-la. A data é celebrada todos os anos pelos 191 países membros da OMS.

 

IVB – O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

 

Governo do Rio

0 comentários