Abertura dos Jogos Estudantis 2013

Principal competição esportiva entre escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro, os Jogos Estudantis contam com a participação de 13 mil estudantes e 437 escolas do estado
 

Cerca de 13 mil alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e médio de 437 escolas inscritas, sendo 283 públicas – 171 estaduais, 95 municipais e 17 federais – de 55 municípios do Rio de Janeiro, participam dos Jogos Estudantis 2013, que serão abertos às 11 horas deste sábado, no Complexo Esportivo da Rocinha. As competições serão divididas em duas categorias – A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), e 14 modalidades serão disputadas em sete regiões fluminenses até o mês de outubro: Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Badminton, Luta Olímpica, Xadrez, Tênis de Mesa, Natação, Vôlei, Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei de Praia. Durante este fim de semana (25 e 26/05), já ocorrem 22 partidas (futsal e handebol) na capital e na Baixada Fluminense. A abertura do evento contará com as presenças do Secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni, e o Secretário de Educação, Wilson Risolia.

 


Os Jogos Estudantis são a principal competição esportiva entre escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. O grande objetivo dos Jogos Estudantis é fomentar a prática esportiva da juventude do estado do Rio de Janeiro. O esporte, junto com a educação e o lazer, traz benefícios à saúde e afasta o jovem das drogas. Em oportunidades como esta, os estudantes podem descobrir sua vocação e poderão se tornar grandes ídolos do esporte brasileiro. Porém, o objetivo maior é ajudar na formação de grandes cidadãos – ressalta o Secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni.

 

 


Participarão da edição 2013 dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro os novos talentos que estão se destacando no cenário esportivo nacional e internacional. Entre eles, estão os nadadores Luiz Altamir e Natália Almeida, ambos de 16 anos. Luiz Altamir foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como destaque nacional escolar em 2012, na categoria de 15 a 17 anos. Quem também tem presença certa são os irmãos velocistas Gabriela e Vitor Mourão, respectivamente de 14 e 17 anos. Vitor foi campeão sul-americano nos 200m no ano passado, na categoria menor, disputado na Argentina.

 

 


Os Jogos Estudantis 2013 serão classificatórios para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição nacional da categoria A será em Natal (RN) e as finais da B, em Belém (PA). A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer custeará as passagens aéreas e dará uniformes aos atletas para duas categorias.

 

 

Serviço:

Cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis 2013

Dia 25 de maio – sábado

Horário: 11 horas

Local: Complexo Esportivo da Rocinha – Rua Bertha Lutz, nº85 – São Conrado

 

Assessoria de Comunicação SEEL

www.esportelazer.rj.gov.br

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.