CET-Rio lança campanha educativa “Se Você Mudar, o Trânsito Melhora”

Medidas educativas de trânsito
 

 

 A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, iniciou nesta semana, a campanha educativa “Se Você Mudar, o Trânsito Melhora”. A CET-Rio constatou que algumas regras básicas de circulação são desrespeitadas, principalmente pelos motoristas. Desde então, no momento em que o sinal fecha para os veículos, os controladores de tráfego atuantes nos cruzamentos e travessias de pedestres, erguem faixas com mensagens educativas sobre atitudes como parar sobre a faixa de pedestres ou bloquear o cruzamento.

 

 

Alguns motoristas tentam justificar sua falha, principalmente ao parar sobre a faixa de pedestres, colocando a culpa nos congestionamentos, que os obrigariam a permanecerem parados sobre a faixa. A mensagem educativa questiona: “E se fossem trilhos de trem?”. A ideia é buscar a seguinte reflexão: é claro que podemos evitar parar sobre a faixa. Para isso só devemos iniciar a travessia quando tivermos certeza de poder concluí-la. É o que faríamos se fossem trilhos de trem, não é mesmo?

 

 

O objetivo principal é promover a ideia de que o trânsito ocorre num espaço limitado e coletivo, onde, se cada um fizer a sua parte, todos nós seremos beneficiados.

 

A campanha “Se Você Mudar, o Trânsito Melhora” é um trabalho educativo que favorece práticas sociais fundamentadas em valores e cria condições para o exercício da cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática e não excludente.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

0 comentários