Cinesul 2013 divulga selecionados para mostras competitivas

Mais 920 produções se inscreveram para concorrer no festival
 

Foi divulgado nesta quinta (9) os selecionados para a 20ª edição do Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 4 a 16 de junho.

 

Dentre os 929 filmes inscritos para a Mostra Competitiva do Cinesul, 71 produções foram selecionadas para participar, divididas em longas e curtas, de ficção e documentário. Dos escolhidos, 23 filmes são brasileiros, 14 espanhóis e 12 mexicanos. Os demais são da Argentina (quatro), de Cuba (quatro), do Chile (dois), da Colômbia (dois), da Venezuela (dois), do Peru (dois), de Portugal (um), da Bolívia (um) e as coproduções Equador-Argentina–Alemanha, Brasil–EUA, Brasil-Espanha e Espanha-Equador.

 

São 16 longas: entre os documentários estão “Calafate, Zoológicos Humanos”, de Hans Mülchi Bremer (Chile), “Gimme the Power”, Olallo Rubio (México), “Mi Amiga Bety”, de Diana Garay (México), “Moreno”, de Virna Molina e Ernesto Ardito (Argentina), “Blackie: una vida en blanco y negro”, de Alberto Ponce (Argentina), “Mataram meu irmão”, de Cristiano Burlan (Brasil), “Retrato Peruano del Perú”, de Carlos Sanchez e Sofia Velázquez  (Peru) e “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, de  André D’ Elia (Brasil)Os longas de ficção são “Rodante”, de Ariel Soto (Bolívia), “Brecha en el Silencio”, de Luis e Andrés Rodríguez (Venezuela), “La Cebra”, de J. Fernando León R. (México), “El Sexo De Las Madres”, de Alejandra Marino (Argentina), “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal (Brasil), “La llamada”, de David Nieto Wenzell (Equador – Argentina – Alemanha), “Florbela”, de Vicente Alves (Portugal), “La pasión de Michelangelo”, de Esteban Larrain (Chile). Entre os médias e curtas, de ficção e doc, são 55 filmes de diversos países (Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, México, Peru, Venezuela, Colômbia e Cuba) e as coproduções Brasil-EUA, Brasil-Espanha e Espanha-Equador, sendo a maioria produções brasileiras, 20.

 

Se inscreveram para essa edição do festival 97 longas de ficção, 126 longas de documentário, 469 curtas de ficção e 237 curtas de documentário, sendo 398 do Brasil,166 da Espanha e 93 da Argentina. Os premiados serão escolhidos através de voto popular e de júri oficial. Os selecionados para as mostras temáticas serão divulgados no dia 14 de maio, através do festivalcinesul.blogspot.com.

 

Vitrine para a produção cinematográfica dos países de língua portuguesa e espanhola, o festival Cinesul terá exibições no Centro Cultural do Banco do Brasil, Cinemateca do MAM.

 

Mais informações em cinesul.com.br.

0 comentários