Estudantes do Rio se destacam em matemática

Número de alunos da rede estadual premiados em competição nacional da disciplina aumentou mais de 100%
 

Uma das disciplinas mais temidas pelos alunos, a matemática está deixando de ser um problema para os jovens da rede estadual de ensino. Nos últimos dois anos, os estudantes do Rio têm se destacado na matéria estimulados por iniciativas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De 2010 a 2012, o número de participantes premiados pela competição aumentou mais de 100%: de 15 para 32 medalhistas.

 

O relatório da ONG Todos pela Educação, que acompanha as metas em colégios de todo o país, também mostra o crescimento do interesse dos alunos da rede estadual por matemática. Segundo o documento, baseado em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes de Ensino Médio tiveram aprendizado satisfatório na disciplina em 2011, conquistando o segundo lugar do país entre as escolas públicas. Os três alunos do Estado do Rio que conquistaram medalhas de ouro na 8ª edição da Obmep serão premiados em junho.

 

– Meu colégio investe em ciências exatas. Isto me estimula – disse o estudante do 2° ano do Ensino Médio, Cesar Pontes, medalhista de ouro.

 

Medalha de prata, com orgulho

 

Além dos medalhistas de ouro, 29 alunos da rede conquistaram a prata e o bronze na Olimpíada de Matemática. A estudante Camila de Oliveira (foto), de 19 anos, uma das ganhadoras da medalha de prata, não esconde a alegria de ter conquistado uma premiação importante na competição nacional.

 

– Sempre tiro as dúvidas em sala de aula. Na minha escola, os professores passam muitos exercícios e simulados de provas porque se preocupam não só em preparar os alunos para a Obmep, mas também para o vestibular e outros concursos técnicos – explicou Camila.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.