EXPO(r)GODARD no Oi Futuro terá performances, lançamentos e mostras até julho

Atores farão leitura de críticas sobre obras de Jean-Luc Godard durante projeção simultânea de filmes no dia 12 de junho
 

Performances, palestras e retrospectiva de filmes fazem parte da EXPOR(r)GODARD – Viagens em Utopia, a mais completa mostra sobre o diretor franco-suíço, até 7 de julho no centro cultural do Oi Futuro no Flamengo. Os eventos especiais incluem o lançamento em DVD de “Acossado”, um dos marcos da Nouvelle Vague, a releitura de críticas e de obras do cineasta franco-suíço, e palestras de especialistas como o crítico Ismail Xavier e o pesquisador inglês Michael Witt, autor de “Jean-Luc Godard, cinema historian”.

 

Releituras agitam o Oi Futuro no Flamengo em junho

Três performances prometem agitar a cena no Oi Futuro no Flamengo em junho: em Críticas Faladas (12 de junho), dirigida por Aída Marques, os atores Angela Rebello e Gilberto Hernandez fazem a leitura de críticas publicadas no Brasil sobre a obra de Godard, com projeção simultânea de trechos de alguns de seus filmes. Contra(ções) do Cinema (18 de junho), criação de Wilson Oliveira Filho e Marcelo Vieira, é um jogo de sentidos com ironia, ritmo e teatralidade, que explora a obsessão do cineasta em refletir sobre a relação da imagem com a palavra. E Remix_Godard (26 de junho), de Eduarda Ribeiro e Liana Lessa, explora a filmografia de Godard através da sobreposição, recortes e novas composições de suas criações, enfatizando suas provocações, desde o surgimento da Nouvelle Vague à exploração do vídeo. Todas as performances acontecem às 19h, com distribuição de senhas na entrada.

 

DVD de “Acossado”, catálogo e livros na agenda de lançamentos

Primeiro e mais conhecido longa-metragem de Jean-Luc Godard, “Acossado” (À boût de suffle, 1965), vai ser lançado em DVD pela Versátil Vídeos no dia 29 de junho, no Oi Futuro no Flamengo, às 19h. Estrelado por Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg, o filme sobre o romance entre um jovem ladrão francês e uma garota americana em Paris é um dos principais títulos da Nouvelle Vague, o movimento cinematográfico que revolucionou o cinema a partir da França, nos anos 1960.

 

Na agenda da EXPOR(r)Godard também estão previstos, em junho, o lançamento de livros sobre o cineasta. “Godard e a Educação”, de Mário Alves Coutinho e Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor, terá noite de autógrafos no dia 4 de junho. No dia seguinte, será aOi, Carla vez de “Escrever com a câmera: a literatura cinematográfica de Jean-Luc Godard” e “Godard, Cinema, Literatura: Entrevistas”, com 11 entrevistas com especialistas em Godard, no Brasil e no exterior. As duas obras também são de Coutinho, que dará uma palestra sobre o cineasta no mesmo dia (5 de junho). E no dia 3 de julho, será a vez do lançamento do catálogo da exposição, também no Oi Futuro no Flamengo, às 19h.

 

CineMaison exibe censurado “Je Vous Salue, Marie” e documentário “Sympathy for the Devil”

Numa parceria com a Aliança Francesa e com a Maison de France, haverá três sessões gratuitas de filmes de Godard, seguidas de palestras. No dia 7 de junho, às 19h, na Aliança Francesa de Botafogo (Rua Muniz Barreto, 730), será exibido “O Desprezo” (Le Mépris, 1963). Baseado em um romance do italiano Alberto Moravia, o drama estrelado por Brigitte Bardot e com participação especial do cineasta alemão Fritz Lang será comentado por Patrick Pessoa no dia da exibição.

 

O CineMaison, cineclube da Maison de France (Av. Pres. Antonio Carlos, 58, Centro), exibirá no dia 3 de junho “Je Vous Salue, Marie” (1985), que foi censurado no Brasil durante o governo José Sarney, e será comentado por José Carlos Monteiro. No dia 10 de junho, será a vez de “Sympathy for the Devil” (1968), documentário que registra a gravação do sucesso dos Rolling Stones quando a banda inglesa gravava o álbum “Beggar´s Banquet”, para discutir movimentos de direitos civis que marcaram o fim da década de 1960, como o feminismo e a organização dos Panteras Negras. O documentário será comentado por Wilson Oliveira Filho. As sessões acontecem sempre às 19h.

 

Palestras

As conferências sobre Godard, até o dia 19 de junho, também terão nomes como Patrick Pessoa, ensaísta e professor de filosofia da UFF, e José Carlos Monteiro, jornalista e professor do curso de cinema da UFF. Quem se inscrever para o ciclo inteiro tem direito a um certificado de participação.

 

Assessoria de Imprensa

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.