Prefeitura divulga esquema de trânsito para evento Marcha para Jesus

O evento acontece no sábado, dia 25 de maio
 

A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio e da Secretaria Municipal de Transportes, informa que, neste sábado (25/05), a partir das 4h, em virtude do evento Marcha Para Jesus, haverá intervenções ao tráfego de veículos, no Centro. Para viabilizar a realização da caminhada religiosa, com mínimo de interferência na circulação viária, será implantado esquema especial de trânsito em toda região.

 

 

A operação contará com a participação de 170 agentes de trânsito da prefeitura, entre Guardas Municipais e controladores da CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres, ordenar a chegada e saída dos ônibus e efetuar os bloqueios necessários.

 

Além disso, serão empregados 14 viaturas operacionais, 60 motocicletas e cinco reboques da CET-Rio, que serão posicionados em pontos estratégicos para rápida desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo. Também vão ser utilizados 18 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, que informarão os horários dos diversos fechamentos, as restrições de estacionamento e as rotas alternativas, além das condições do tráfego.

 

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada pela interdição, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, em função das condições do trânsito em cada momento.
A operação, que começa às 4h, somente será desmobilizada após a liberação das vias ao tráfego. Em função da realização do evento, o BRS da Avenida Rio Branco será suspenso a partir das 13h.

 

 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

Às 4h, a pista lateral da Av. Presidente Vargas será interditada a partir da Praça da República para acomodação do público participante do evento.

Às 14h, serão fechadas a Av. Rio Branco, entre as avenida Presidente Vargas e Almirante Barroso, e Av. Chile, entre a Rua do Lavradio e a Av. Rio Branco, para o deslocamento do público em direção à Cinelândia.

Às 16h, será estendido o fechamento da Av. Rio Branco até a Rua Santa Luzia, e este trecho ficará interditado até o fim do evento.

Todas as vias transversais à Av. Rio Branco permanecerão interditadas até a liberação da mesma.

 

 

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Não serão criadas áreas de estacionamentos para veículos de passeio.
O estacionamento que é feito na Av. Presidente Vargas estará proibido tanto no sentido Candelária como no sentido Praça da Bandeira.

 

Também será proibido o estacionamento em toda a extensão da Av. Rio Branco.

 

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques posicionados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para depósitos públicos municipais.

 

 

ÔNIBUS FRETADOS

Está prevista a utilização de 200 ônibus para o transporte de participantes, sob a responsabilidade da organização do evento. Esses ônibus possuirão identificação diferenciada.

 

Com o objetivo de organizar a chegada e minimizar a interferência na circulação viária, todos os ônibus fretados deverão seguir pela Avenida Rodrigues Alves até a Avenida Barão de Tefé, acessando a Av. Venezuela, onde serão retidos e conduzidos pela Av. Rio Branco até a pista lateral da Av. Presidente Vargas, sentido Av. Brasil, para o desembarque do público.

 

Para tanto serão utilizados motociclistas da Guarda Municipal e da CET-Rio. Após o desembarque, os ônibus serão agrupados e conduzidos em comboio para os locais de estacionamento determinados pela prefeitura.

 

Ao fim do evento, os ônibus serão conduzidos, gradativamente, até a Av. Rio Branco para embarque, da mesma forma como na chegada.

 

 

COMO CHEGAR

Para acessar a área do evento, a prefeitura recomenda a utilização de transportes públicos coletivo regulamentado.
TREM: o público deverá utilizar a estação Central do Brasil.

 

METRÔ: o público poderá utilizar as estações da Presidente Vargas ou Uruguaiana.

 

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES: mais de 110 linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
Usar transporte público coletivo (trem, ônibus ou metrô).

 

Respeitar os locais de proibição de estacionamento. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos.

 

Por segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados.

 

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda a sinalização implantada na área.

 

Assessoria de Comunicação Social 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.