Prefeitura realiza Desfile Olímpico em Santa Cruz

Cerca de 800 alunos de 160 escolas desfilaram com o objetivo de promover os valores olímpicos
 

A Prefeitura do Rio promoveu na manhã desta sexta-feira (10/05) o Desfile Olímpico com alunos e professores da rede municipal de ensino da 10ª Coordenadoria Regional de Educação. Realizado no Largo do Bodegão, em Santa Cruz, a parada reuniu alunos, responsáveis, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) e muitos curiosos que se aglomeravam para prestigiar o evento. O prefeito Eduardo Paes também acompanhou o evento, ao lado do subsecretário municipal de Educação, Paulo Figueiredo, e da coordenadora da 10ª CRE, Maria das Graças Gonçalves.

A iniciativa da SME tem o objetivo de promover os valores olímpicos como a excelência, respeito, amizade, além de apresentar aos estudantes a história e a cultura dos países das Américas do Norte e Central, em função da realização das Olimpíadas de 2016.

– O desfile é importante porque envolve todos os segmentos, desde o aluno até a sua família, os funcionários, os professores e propicia um momento rico de estudo e de pesquisa. É muito importante mostrar os valores olímpicos. Nós precisamos resgatar a amizade, o respeito, a admiração, e tudo que se perdeu ao longo do tempo. E esse é o momento de resgatar os valores e de aproveitar as Olimpíadas e trazer para dentro da escola esse espírito olímpico de equipe e de respeito – disse a coordenadora da 10ª CRE, Maria das Graças Gonçalves.

Cerca de 800 alunos e 600 professores de 160 escolas da 10ª CRE, divididos em 17 alas, participaram do desfile cívico, que foi aberto com a chegada das bandeiras Olímpica e Paralímpica, que estão na cidade desde o encerramento dos Jogos de Londres.

A dona de casa Iracema de Jesus levou dois netos, que estudam na Escola Municipal Professora Zélia Carolina da Silva Pinho, para participar do desfile e ficou emocionada ao vê-los envolvidos nesta atividade:

– O mundo que a gente vive é tão assustador, que me sinto bem quando vejo meus netos e outras crianças aprendendo a respeitar o próximo. Esse desfile está lindo e vai ensinar muitos conceitos bons para muita gente.

Mensalmente, a prefeitura promove um desfile olímpico com cada uma das 11 CREs e suas respectivas unidades escolares. A primeira Coordenadoria a participar do projeto foi a 6ª CRE. Um sorteio realizado no primeiro desfile definiu o continente que cada CRE tem a responsabilidade de divulgar e trabalhar com seus alunos.

Entre as ações desenvolvidas pela SME como parte do legado olímpico estão a criação e implantação do Ginásio Experimental Olímpico (GEO), que dá a oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, e o Rio Criança Global, que intensifica e estende o ensino de inglês nas escolas.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários