Temperatura despenca e Rio de Janeiro registra o dia mais frio do ano

Meteorologia alerta para mar agitado e risco de ressacas em todo o litoral nesta quinta-feira (9)
 

A massa de ar frio e seco se intensificou sobre o Rio de Janeiro e a quinta-feira (9) amanheceu com recordes em várias localidades. Na Capital, as estações da Vila Militar, da Ecologia Agrícola, Marambaia e Jacarepagua registraram os menores valores do ano, com mínima de 11,6°C, 12,7°C, 14,3°C e 16,5°C, respectivamente. Apesar desses recordes em várias estações da Capital, o registro oficial só sai no final da manhã.

 

No Pico do Couto, em Miguem Pereira, os termômetros marcaram apenas 4°C nesta manhã. Os outros recordes ocorreram em Teresópolis com mínima de 7,2°C, Valença com 9,9°C, Xerém com 11,2°C, Parati com 13,2°C, Cambuci com 13,3°C, Macaé com 14°C, São Tomé com 16°C e Arraial do Cabo com 17,3°C. Estes valores não são definitivos, já que a temperatura pode cair mais um pouco mais.

 

Depois do frio da manhã o sol volta a aparecer e o tempo fica firme, quase sem nuvens no céu em todas as regiões fluminenses. À tarde devido ao predomínio do sol, as temperaturas se elevam e ficam mais agradáveis. Sem chuva, a umidade relativa do ar fica baixa e pode atingir níveis críticos, especialmente nas cidades do interior do Estado. No litoral, o mar segue agitado e há risco de ressacas, com ondas de até 3m de altura.

 

Segundo previsão da Somar Meteorologia, na sexta-feira (10) os ventos voltam a soprar do interior do país, mudando a direção para o quadrante norte. Com o ar mais seco e o predomínio de sol, a temperatura entra em elevação. Já pela manhã o frio não fica tão intenso como o dia anterior e durante a tarde as temperaturas ficam elevadas e chega a ter sensação de calor, com máxima de 28°C na Capital. No litoral, a agitação marítima começa a diminuir e as ondas chegam a 1,6m de altura na costa, mas em alto-mar ainda há alerta de agitação.

 

Para o sábado (11) a previsão é de mais um dia de tempo aberto e ensolarado, portanto, bastante favorável às atividades ao ar livre. Na região Serrana ainda faz um friozinho pela manhã, favorecendo o turismo. No decorrer do dia a nebulosidade até varia, mas o sol segue predominando e garante mais um dia de elevação nas temperaturas e aumento da sensação de calor. Os meteorologistas chamam atenção para o declínio da umidade relativa do ar no período da tarde, por isso, a população deve beber bastante água.

 

No domingo (12), Dia das Mães, a massa de ar seco ainda segue predominando em todo o Estado e a amplitude térmica fica mais evidente. Na Capital, a mínima fica na casa dos 12°C e a máxima chega aos 30°C. O dia segue favorável às atividades de lazer já que não tem previsão de chuva em todos os municípios fluminenses.

 

Informações da assessoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.