ArtRio 2013 lança Prêmio FOCO Bradesco ArtRio em junho

Comitê especial vai selecionar três artistas que ganharão premiação dupla
 

 

 

A ArtRio – Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro – anuncia a primeira edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio. O objetivo principal da premiação é fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. Serão selecionados três artistas brasileiros que terão a oportunidade de participar de residência e exposição em três importantes instituições do cenário atual e também vão expor na ArtRio 2013.

 

– São Paulo: Baró Residência + Exposição na Baró Galeria

– Recife: Espaço Fonte + Exposição no pátio do MAMAM

– Buenos Aires: Residência La Ene + Exposição no Museu La Ene

 

 

O período de residência será de três meses e cada premiado receberá uma bolsa de valor já pré-determinado para as despesas de passagens e hospedagem.  Essa bolsa cobrirá também as despesas dos ganhadores na vinda para o Rio no período da ArtRio 2013. Os artistas selecionados serão apresentados em exposição especial dentro da ArtRio.

 

 

Para a seleção dos projetos foi designado um Comitê Curatorial totalmente independente da feira e de seus organizadores. O Comitê é formado por um representante de cada um dos programas de galerias envolvidas – Adriano Casanova (Baró Residencia), Santiago Villanueva (Espaço Fonte) e Cristiana Tejo (Residencia La Ene) – e tem coordenação do curador carioca Bernardo Mosqueira.

 

 

A ArtRio tem entre suas bases o estímulo e o fomento do mercado da arte como um todo. O berço desse mercado com certeza é o desenvolvimento e aprimoramento dos artistas. Entendemos que estamos fazendo nossa contribuição para o futuro, possibilitando o acesso a novos conhecimentos, técnicas e espaços para criação e trabalho”, indica Brenda Valansi , sócia da ArtRio.

 

 

Para Jorge Nasser, diretor de Marketing do Bradesco, “a iniciativa de criar o prêmio reafirma o posicionamento do Banco em apoiar as novas gerações de artistas, que contribuem efetivamente para manter viva a arte, a cultura e as manifestações regionais no nosso País. São esses profissionais que expressam, das mais diversas formas, o que nosso Brasil tem de melhor”. 

 

 

As inscrições para a seleção do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio são gratuitas e podem ser realizadas de acordo com as orientações contidas no site oficial da feira www.artrio.art.br a partir do dia 1º de junho. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos em qualquer tipo de plataforma de artes visuais. Dúvidas serão esclarecidas através do email:premio@artrio.art.br.

 

Os candidatos pré-selecionados receberão comunicado até o dia 20 de julho. O resultado final do Prêmio será comunicado aos selecionados até o dia 01 de agosto e a inauguração da exposição dos premiados acontecerá no dia 4 de setembro de 2013, às 16h.

 

 

Sobre a ArtRio

Em sua terceira edição, a ArtRio conquistou o reconhecimento do mercado e hoje é vista como o mais importante evento do segmento na América Latina, e rumo a se tornar um dos mais relevantes do mundo. Além do Brasil, a feira terá a participação de representantes de 13 países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Peru, Portugal, Suíça, Uruguai. O evento acontece entre 5 e 8 de setembro e vai ocupar os armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá.

 

 

Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho, a ArtRio 2013 vai atuar em conjunto com a secretaria de Cultura, museus, instituições de ensino, curadores de coleções privadas e galeristas para o aquecimento e solidificação do mercado de arte no país. Entre os resultados visados estão o maior movimento em museus, exposições e galerias; aumento do número de estudantes de artes; criação de novas coleções privadas; estímulo a doações de obras para coleções públicas; resgate da memória da arte nacional; e a valorização dos artistas, galeristas e curadores brasileiros.

 

 

SERVIÇO ARTRIO 2013

Data: 05 a 08 de setembro (quinta a domingo) – aberto ao público. 

04 de setembro – preview para convidados

Local: Píer Mauá (Armazéns 1, 2, 3, 4, e 5) – Av Rodrigues Alves 10 – RJ

Venda antecipada no site www.ingresso.com a partir de 04 de julho

 

MAIS INFORMAÇÕES

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

www.inpresspni.com.br

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.