Biblioteca Parque de Manguinhos é destaque entre centros de cultura do Rio

Equipamento do Governo do Estado é indicado a prêmio por serviços prestados na área
 

A Biblioteca Parque de Manguinhos, espaço da Secretaria de Cultura, foi indicada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia ao Prêmio Professor Antônio Caetano Dias, que tem como objetivo destacar os profissionais e as instituições que prestaram serviços relevantes na área. Com três anos de funcionamento, a unidade assumiu papel fundamental na formação dos moradores da comunidade pacificada, oferecendo um espaço cultural e de convivência com acessibilidade, qualidade física, humana e de serviços.

 

 

Com 2,3 mil metros quadrados, o equipamento possui um amplo salão de leitura, salas para cursos e estudos, espaço multimídia, ludoteca e, em breve, terá um café literário e um cineteatro com 200 lugares. A biblioteca conta ainda com um espaço para reuniões e fóruns comunitários.

 

A unidade realiza atividades culturais e de promoção de leitura nos mais diversos suportes, visando estimular a produção, fruição e difusão das produções artísticas e a viabilização do acesso à cultura.

 

“Essa indicação é muito importante porque parte dos próprios bibliotecários, que estão reconhecendo a Biblioteca Parque de Manguinhos como um espaço de referência no uso de outras linguagens e também como uma biblioteca inovadora e transformadora”, disse Alexandre Pimentel, diretor da unidade.

 

A Biblioteca Parque de Manguinhos é a primeira de uma rede que o Governo do Estado vem implementando no Rio de Janeiro, com o objetivo de estruturar um novo patamar de atendimento às comunidades do estado. Inaugurada em abril de 2010, ela tem como referência as bem-sucedidas experiências implementadas em Medellín e Bogotá, na Colômbia.
Espaço dinâmico, moderno e atraente.

 

No espaço, o público pode acessar livremente as estantes de livros e a internet, assistir a filmes, ouvir músicas, participar das inúmeras atividades culturais e solicitar o empréstimo de mais de 27 mil títulos disponíveis em seu acervo.

 

 A votação já está aberta e se encerra no dia 28. O resultado final será divulgado em 2 de julho. A Biblioteca Parque foi indicada na categoria Instituição por configurar um espaço dinâmico, moderno e atraente para a construção de uma sociedade democrática, igualitária e aberta a todo o tipo de conhecimento.

 

Governo do Estado

0 comentários