Emancipação de novos municípios que foi aprovada na Câmara dos Deputados é tema de debate

O Brasil pode ganhar mais 400 novos municípios. Projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados, no início de junho, abriu essa possibilidade ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios. A questão da emancipação é um tema que gera polêmica, com grupos contra e outros a favor da criação de novas[...]
 

O Brasil pode ganhar mais 400 novos municípios. Projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados, no início de junho, abriu essa possibilidade ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios. A questão da emancipação é um tema que gera polêmica, com grupos contra e outros a favor da criação de novas cidades. Há ainda situações de emancipações realizadas no passado e que até hoje desagradam aos moradores dos novos municípios.

 

 

O assunto estará em discussão no debate “Emancipação de Municípios: vantagens e desvantagens”, que será realizado pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), em parceria com a Liderança do PT na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, dia 20, das 10 às 13h, em seu auditório, na Rua da Alfândega, 8/7º andar, Centro, RJ.

 

 

Mediado pelo deputado estadual Gilberto Palmares, coordenador da Escola do Legislativo, o debate contará com a presença de François Bremaeker, economista e geógrafo, gestor do Observatório de Informações Municipais da ONG Associação Transparência Municipal; Eduardo Paixão, Subsecretário Estadual de Habitação do Rio de Janeiro; Alcebíades Sabino, prefeito de Rio das Ostras; dos deputados Nilton Salomão e Edson Albertassi, da Comissão de Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários da Alerj, e André Ceciliano, membro da Comissão de Assuntos Municipais da Alerj.

 

 

Ciclo de debates

O encontro “Emancipação de Municípios: vantagens e desvantagens” é o quarto deste ano – “Política de Cotas nas Universidades Públicas”, “Ressocialização do Egresso Penal” e “Doenças Determinadas pela Pobreza” foram os anteriores – e faz parte do Ciclo de Debates da Escola do Legislativo que, desde 2011, promove discussões sobre assuntos de interesse dos mandatos e da população do estado.

 

 

Hélio Araújo – Assessor de Imprensa

Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj)

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.