Instituto Estadual do cérebro será referência em AVC

Unidade vai disponibilizar técnicas inéditas na rede pública de saúde
 

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Centro do Rio, inicia na próxima segunda-feira (24/06) o atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade da Secretaria de Saúde será referência no estado para pacientes com AVC isquêmico. O serviço de neurocirurgia do hospital ficará a cargo da equipe do renomado neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.

 

 

O novo centro vai oferecer o que há de mais moderno no campo da neurocirurgia de alta complexidade, utilizando técnicas inéditas na rede pública, incluindo a possibilidade de confirmação da remoção de tumores via exame de ressonância magnética dentro do próprio centro cirúrgico. Serão mais de 200 leitos entre internação, UTI e estabilização. A previsão é realizar de 8 a 10 cirurgias por dia. O projeto integral deve receber cerca de R$ 80 milhões em investimentos.

 

O hospital também vai concentrar o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e distúrbios vasculares e degenerativas. Serão quatro centros cirúrgicos, dos quais dois terão capacidade de realizar cirurgias neuro navegacionais, operação menos invasiva feita por computador, e espaço de fisioterapia que reproduz uma residência para a readaptação dos pacientes após AVCs.

 

“Esse projeto é a esperança de podermos atender a população carente em melhores condições”, disse Paulo Niemeyer.

 

Governo do Estado

0 comentários