Polícia Civil divulga balanço da Operação Zero

Campanha visa conscientizar e combater venda de bebidas alcoólicas para menores
 

A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira (10/6), o balanço da Operação Dose Zero. No último fim de semana, 800 agentes percorreram cerca de 1,5 mil estabelecimentos em todo o estado para conscientizar as pessoas e combater o acesso e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

 

 

A campanha é permanente e conta com a parceria do Disque Denúncia e da Secretaria de Educação. De acordo com a titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Bárbara Lomba, o objetivo é suscitar o debate sobre o tema.

 

“Temos visto que os estabelecimentos são permissivos. As pessoas têm que saber que vender e dar acesso aos menores a bebidas alcoólicas é crime. No primeiro momento, queremos prevenir essa prática”, explicou Bárbara Lomba.

 

Além da conscientização, a operação também fiscaliza e combate o crime. O Disque Denúncia atuará repassando às delegacias informações sobre estabelecimentos, festas e bailes que estejam infringindo a lei. A pena para quem vende bebida alcoólica para menores é de um a quatro anos de prisão.

 

“Já recebemos mais de 500 informações esse ano e 20 só neste fim de semana. As denúncias incluem bares, casas de festas, bailes funk e festas em condomínios. Precisamos da ajuda da população para saber dessas ocorrências”, disse Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia.

 

A Operação Dose Zero contará com o apoio da Secretaria de Educação para levar a informação para dentro das salas de aula. Em parceria com integrantes do Núcleo de Bem Estar da instituição, policiais vão ministrar palestras nas escolas estaduais para que os alunos se tornem multiplicadores.

 

“Até a semana que vem, começaremos a distribuição de material informativo sobre o tema e palestras nas escolas. Os jovens precisam ter a consciência, em casa e na escola. É um bom desafio”, afirmou o subsecretário de Educação, Luiz Carlos Becker.

 

Governo do Estado

0 comentários