Prefeitura do Rio monta operação para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 nesta quinta-feira, dia 20

Estacionamento proibido em parte do Centro e decretado feriado escolar e ponto facultativo em alguns bairros da cidade
 

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), CET-Rio, Rio Eventos Especiais, Guarda Municipal e Secretaria Municipal Especial de Ordem Pública (SEOP), implantará esquema especial de trânsito e transportes para esta quinta-feira (20/06), quando será realizada a partida entre Espanha e Taiti, no Estádio do Maracanã, pela Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. O jogo desta quinta-feira terá início às 16h e a operação prevê ações no entorno do Maracanã, nos aeroportos, rodoviária e região hoteleira.

 

 

 

A FAIXA REVERSÍVEL  DA RUA TEIXEIRA SOARES (RADIAL OESTE), SERÁ CANCELADA NO DIA 20/06, NO PERÍODO DA TARDE. 

 

 

 

A prefeitura recomenda que todos que forem ao Maracanã cheguem cedo e utilizem o transporte público, preferencialmente o Metrô e a Supervia, onde será concedida a gratuidade para os portadores de ingressos do dia.

 

 

 

Nesta quinta-feira, a Prefeitura do Rio determinou a proibição do estacionamento nas principais vias do Centro a partir de 00h de quinta-feira. Essa medida tem como objetivo reduzir o número de viagens utilizando veículos particulares. A recomendação da prefeitura é que as pessoas utilizem o transporte público para a chegada ao Centro.

 

 

 

A Prefeitura do Rio também determinou feriado escolar para todas as instituições de ensino nos bairros da Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Mangueira, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí, Catumbi, São Cristóvão, Rio Comprido, Cidade Nova e Estácio. Também será concedido ponto facultativo a partir das 14 horas para os órgãos municipais nos bairros citados acima e no Centro da cidade.

 

 

 

É importante que os motoristas evitem a região do Maracanã nesta quinta-feira. Serão realizadas proibição de estacionamento, implantação de pontos de bloqueio e rotas alternativas, alteração de itinerário de linhas de ônibus, operação especial da Supervia, das linhas 1 e 2 do Metrô e do sistema de ônibus, além da criação de áreas para acesso de pedestres ao estádio. Além disso, o plano de transportes inclui linhas especiais de ônibus conectando os Aeroportos, Rodoviária e rede hoteleira com estações do metrô.

 

 

 

 

A operação será iniciada às 17h de quarta-feira, com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento, e tem previsão de término às 20h de quinta com o restabelecimento do trânsito em condições habituais em toda a região impactada.

 

 

 

 

O Centro de Operações Rio (COR) irá monitorar toda a área do evento com 42 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno.

 

 

 

Toda a operação contará com 735 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal, incluindo guardas de trânsito e controle urbano. Serão empregados também 40 veículos operacionais e 45 motocicletas para monitoramento e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Serão utilizados 37 painéis de mensagens variáveis – entre fixos e móveis – que informarão sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e sobre as condições do tráfego. Além disso, 10 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo.

 

 

QUINTA-FEIRA (20/06):

  • Proibição de estacionamento no Centro com objetivo de reduzir o número de viagens utilizando veículo particular;
  • Suspensão das aulas em toda região da AP 2.2 (Grande Tijuca) e nos bairros adjacentes: Catumbi, Estácio, Cidade Nova, São Cristóvão e Mangueira;
  • Ponto facultativo nas repartições publicas estaduais e municipais nas áreas da AP.1 (Centro, Zona Portuária, São Cristóvão, região do Rio Comprido) e AP.2.2 (Grande Tijuca) a partir das 14 horas;

 

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

 

– Para chegada no Maracanã, utilizar transporte público (metrô e trem);

– Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários;

– Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pela região, procurando rotas alternativas no horário das interdições, especialmente a Rua Visconde de Niterói, para quem segue para o Centro, e a Rua Mariz e Barros para acessar a Tijuca;

– Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia nos locais com semáforos e/ou indicados pela sinalização específica.

 

 

 

CHEGADA AO MARACANÃ

Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não haverá nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores.

 

Para quem optar pelo Metrô, atenção ao ingresso:

 

  • Portadores de ingresso AZUL ou AMARELO para as ENTRADAS A, B e C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) devem utilizar preferencialmente a Estação Maracanã

 

  • Portadores de ingresso VERMELHO para a ENTRADA D (rampa do Bellini) devem utilizar preferencialmente a Estação São Francisco Xavier

 

  • Portadores de ingresso VERDE para as ENTRADAS E e F (Rua Mata Machado) devem utilizar preferencialmente a Estação São Cristóvão

 

Para quem optar pelos trens, o desembarque deverá ser feito na Estação São Cristóvão. A Estação Maracanã (Derby Club) da Supervia estará fechada.

 

 

 

GRATUIDADE

Os usuários que optarem por usar o metrô e o trem para ir ao Maracanã terão GRATUIDADE na passagem a partir das 12h, mediante apresentação do ingresso da partida. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.

 

A GRATUIDADE para a saída do estádio será válida apenas nas estações de metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e na estação de trem de São Cristóvão, também mediante a apresentação do ingresso.

 

 

 

ATENÇÃO

A transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre as estações Central e Botafogo.

 

 

 

FECHAMENTO

O Viaduto Oduvaldo Cozzi ficará fechado ao tráfego de veículos para permitir que o pedestre possa caminhar desde a estação de trem e metrô de São Cristóvão até o Maracanã. Além disso, a Avenida Macaranã, a Rua Eurico Rabelo e a Rua Mata Machado estarão totalmente interditadas para a circulação de pedestres no acesso ao estádio.

 

 

 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

Dia do jogo – 6h antes da partida

 

A circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;

– Rua Visconde de Itamarati;

– Rua Isidro de Figueiredo;

– Rua Artur Menezes;

– Rua Conselheiro Olegário;

 

Dia do jogo – 4h antes da partida

 

– Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro;

– Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;

– Viaduto Oduvaldo Cozzi;

– Viaduto de São Cristóvão;

– Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã;

– Rua Mata Machado;

– Radialista Waldir Amaral.

 

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

 

 

 

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

– A Rua Prof. Eurico Rabelo estará interditada e funcionará em mão dupla apenas para a circulação dos veículos autorizados e de serviço do evento;

 

– O Viaduto Oduvaldo Cozzi funcionará como via exclusiva para pedestres, por onde será feita a ligação das estações de trem e metrô de São Cristóvão ao Estádio;

 

– O acesso a São Cristóvão, pelo viaduto junto à Estação, estará bloqueado. Os veículos deverão utilizar a Rua Ceará ou seguir até o Viaduto da Mangueira.

 

 

 

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Para preservar a circulação dos veículos de serviço e garantir a segurança para a circulação de pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:

 

A partir das 17h desta quarta-feira até 2 horas depois do fim do jogo nas seguintes vias:

– Rua Prof. Eurico Rabelo;

– Rua Luiz Gama;

– Rua Morais e Silva;

– Rua Ibituruna;

– Rua Radialista Waldir Amaral

– Rua Visconde de Itamarati;

– Rua Isidro de Figueiredo;

– Rua Artur Menezes;

– Rua Conselheiro Olegário;

– Avenida Paula Sousa, do lado esquerdo entre a Luiz Gama e a São Francisco Xavier;

– Avenida São Francisco Xavier;

– Rua Paraíba;

– Avenida Presidente Castelo Branco;

– Rua Sousa Dantas

– Professor Manoel de Abreu entre a Radial Oeste e São Francisco Xavier;

– Rua General Herculano;

– Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto;

 

Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A SEOP atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

 

 

CENTRO DA CIDADE

A partir das 00h estará proibido o estacionamento no Centro em uma área delimitada pelas seguintes vias: Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida 1° de Março e Avenida Presidente Vargas. Totalizando 800 vagas de Rio Rotativo, que representam a diminuição de cerca de 2000 veículos estacionados ao longo do dia.

 

Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas.  A SEOP – Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

Segue relação das vias:

 – Praça Pio X (entre Rua da Candelária e Rua da Quitanda, no lado ímpar);

– Rua da Alfândega (entre Av. Rio Branco e Rua Primeiro de Março);

– Rua Buenos Aires (entre Av. Rio Branco e Rua Primeiro de Março);

– Rua do Rosário (entre Av. Rio Branco e Rua Primeiro de Março);

– Rua do Ouvidor (entre Av. Rio Branco e Rua Primeiro de Março);

– Rua Sete de Setembro (entre Av. Rio Branco e Rua Primeiro de Março);

– Rua da Assembléia (entre Av. Presidente Antônio Carlos e Avenida Rio Branco);

 – Rua São José (entre Av. Presidente Antônio Carlos e Avenida Nilo Peçanha);

– Avenida Erasmo Braga (entre Av. Presidente Antônio Carlos e Avenida Nilo Peçanha);

– Avenida Nilo Peçanha (entre Av. Presidente Antonio Carlos e Avenida Rio Branco);

– Avenida Almirante Barroso (entre Av. Presidente Antonio Carlos e Avenida Rio Branco);

– Rua Anfilófio de Carvalho (entre Av. Graça Aranha e Rua Debret);

– Rua Araújo Porto Alegre (entre Av. Rio Branco e Av. Presidente Antonio Carlos);

– Rua Adherbal Madruga (entre Rua da Imprensa e Av. Presidente Antonio Carlos);

– Rua Santa Luzia (entre Av. Rio Branco e Av. Presidente Antonio Carlos);

– Avenida Presidente Antonio Carlos (entre Rua Santa Luzia e Rua da Assembléia);

– Rua Primeiro de Março (entre Rua da Assembléia e Av. Presidente Vargas);

– Rua da Candelária (entre Praça Pio X e Rua Buenos Aires);

– Rua do Carmo (entre a Rua do Ouvidor e a Rua São José);

– Rua Debret (entre a Av. Nilo Peçanha e a Rua Araújo Porto Alegre);

– Rua da Imprensa (entre Rua Araújo Porto Alegre e Rua Santa Luzia);

– Rua da Quitanda (entre a Praça Pio X e a Av. Nilo Peçanha);

– Avenida Graça Aranha (entre Av. Nilo Peçanha e Rua Santa Luzia);

– Rua Rodrigo Silva (entre Rua Sete de Setembro e Rua São José);

– Rua México (entre Av. Nilo Peçanha e Rua Santa Luzia);

– Rua Pedro Lessa (entre Av. Graça Aranha e Rua México – Praça dos Professores);

– Rua Heitor de Melo (entre Rua México e Av. Rio Branco);

– Rua da Ajuda (entre a Av. Nilo Peçanha e a Av. Rio Branco);

– Avenida Rio Branco (entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Santa Luzia);

 

 

 

ACESSO DE MORADORES

A Prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. No caso específico dos moradores que possuem vaga de garagem, sendo indispensável acessar a área bloqueada, estes poderão fazê-lo exclusivamente pela Rua General Canabarro e a Rua Luiz Gama, desde que estejam com a credencial fixada no vidro dianteiro do veículo.

 

Todos os locais terão sinalização específica de proibição de estacionamento, que deverá ser respeitada pelos motoristas. A SEOP atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos municipais.

 

ROTAS ALTERNATIVAS

A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:

 

– Do Centro para Tijuca

Radial Oeste (Oswaldo Aranha), Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros

 

– Do Centro para Grajaú e Vila Isabel

Ruas Teixeira Soares, Souza Dantas, Marechal Rondon, São Francisco Xavier, Oito de Dezembro, Duque de Caxias, Torres Homem

 

– De São Cristóvão para Tijuca

Visconde de Niterói, Viaduto da Mangueira, São Francisco Xavier

 

– Da Tijuca para a Praça da Bandeira

Ruas Haddock Lobo ou Heitor Beltrão, Gonçalves Crespo e Mariz e Barros

 

– Do Méier para o Centro

Marechal Rondon, Visconde de Niterói, Bartolomeu de Gusmão, Francisco Eugênio

 

– Do Méier para Tijuca/Grajaú e Vila Isabel

Seguir pelo Túnel Noel Rosa

 

– Do Méier para Av. Brasil

Marechal Rondon, Viaduto da Mangueira, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo

 

– De Vila Isabel para Tijuca e Centro

Teodoro da Silva, Pereira Nunes, Barão de Mesquita, General Roca, Conde de Bonfim, Haddock Lobo

 

PLANO OPERACIONAL DE TRANSPORTES

Esquema das linhas de ônibus no Estádio do Maracanã: a partir das 12 horas até as 20 horas, o itinerário das linhas de ônibus que atendem o entorno do Maracanã sofrerá alterações. As 53 linhas dos Consórcios Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz terão desvios para garantir acesso aos pedestres e fluxo operacional do evento, respeitando os bloqueios implantados na operação de trânsito.

 

ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS NO ENTORNO DO MARACANÃ

Sentido Centro

 

Linhas provenientes das zonas Norte e Oeste, com itinerário pela Avenida Maracanã, serão desviadas pela Rua Morais e Silva

 

Sentido Zona Norte

 

Linhas que circulam no anel do Maracanã oriundas do Centro ou da Grande Tijuca, serão desviadas

 

– Mariz e Barros – Ibituruna – Av. Pres. Castelo Branco (Radial Oeste)

 

– Mariz e Barros – Alm. Cochrane – Major Ávila – Praça Varnhagen

 

– Praça Varnhagen – Felipe Camarão – Vinte e Oito de Setembro – Jorge Rudge ou Duque de Caxias – Luis de Matos

 

Linhas com origem e/ou destino em São Cristóvão terão seus itinerários desviados pelo Viaduto da Mangueira

 

SERVIÇO ESPECIAL DE ÔNIBUS COM PARTIDAS DO GALEÃO, SANTOS DUMONT, RODOVIÁRIA E BARRA DA TIJUCA

Nesta quinta-feira, a prefeitura implantará serviço especial de ônibus para fazer a ligação dos aeroportos, rodoviária e Barra da Tijuca com estações do metrô para conexão rumo ao estádio do Maracanã. Nesta quinta-feira, os serviços especiais serão operados das 11h às 16h para ida ao estádio e das 17h30 às 21h para retorno.

 

Relação dos serviços:

 

Reforço da linha 614 (Terminal Alvorada x Metrô Del Castilho)

Reforço da linha 805 (Jardim Oceânico x Terminal Alvorada)

Reforço da linha 133 (Rodoviária x Metrô Estácio)

Linha Especial Galeão x Metrô Del Castilho

Linha Especial Santos Dumont x Metrô Cinelândia

 

RECOMENDAÇÃO DE COMO CHEGAR AO MARACANÃ:

Da Zona Sul:

O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

 

Da Zona Norte:

O passageiro deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

Se preferir, o espectador pode utilizar o trem, desembarcando na Estação São Cristóvão.

 

Da Barra da Tijuca:

A partir das 11h, linha circular de ônibus Orla x Alvorada percorre a Orla da Barra até o Terminal Alvorada, onde o passageiro deve embarcar na linha de ônibus 614 com destino à Estação de Metrô Del Castilho. O usuário deve, então, seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristóvão, conforme cor do ingresso.

 

De Jacarepaguá:

O passageiro deve embarcar nas linhas 610, 611 ou 613 com destino à Estação de Metrô Del Castilho, de onde deve seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

 

Da Zona Oeste:

– Trens partem da Estação Santa Cruz, sentido Central do Brasil, e os espectadores devem desembarcar no Estação de Trem de São Cristóvão.

 

– Ônibus do BRT Transoeste saem do Terminal Santa Cruz e seguem até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. No terminal, o passageiro deve embarcar na linha 614 com destino à Estação de Metrô Del Castilho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

 

Da Central do Brasil:

– Trens partem da Central do Brasil com destino à Estação de São Cristóvão.

 

– Metrô sai da Central do Brasil e o passageiro deve desembarcar na estação indicada, conforme cor do ingresso.

 

Do Aeroporto Santos Dumont:

O espectador deve embarcar na linha especial de ônibus Santos Dumont x Cinelândia e desembarcar no ponto em frente à Estação de Metrô Cinelândia, de onde deve seguir, de metrô, até a estação indicada, conforme cor do ingresso.

 

Do Aeroporto Internacional do Galeão – Antonio Carlos Jobim:

O passageiro deve embarcar na linha especial Galeão x Del Castilho com destino à Estação de Metrô Del Castilho e seguir, de metrô, até as estações do Maracanã ou de São Cristovão, conforme cor do ingresso.

 

Da Rodoviária:

No Terminal Padre Henrique Otte, o usuário deve embarcar na linha de ônibus 133, desembarcar no ponto em frente à estação de Metrô Estácio e seguir, de metrô, até a Estação São Francisco Xavier.

 

OPERAÇÃO ESPECIAL DE TÁXIS NOS AEROPORTOS DO GALEÃO E SANTOS DUMONT

Desde o dia 13 de junho, a SMTR implanta operação especial para ordenar o serviço de táxis nos aeroportos do Galeão (Terminal 1 e 2) e Santos Dumont, que funcionará diariamente, das 6h às 23h. Cada uma das áreas de desembarque dos aeroportos tem controladores de táxis uniformizados que trabalham para orientar passageiros e taxistas com apoio de guardas municipais e PMs. Ao embarcar nos táxis, os passageiros recebem formulário com o número da placa do táxi e instruções de como proceder no caso de reclamações. Além disso, a Prefeitura do Rio, em parceria com a Infraero, implantou ajustes nos acessos aos terminais. A operação especial de táxis está confirmada para ter duração, sem interrupção, até o término da Jornada Mundial da Juventude. A SMTR irá avaliar o êxito da operação e poderá torná-la permanente.

 

DETALHAMENTO DO ITINERÁRIO DAS LINHAS DE ÔNIBUS QUE PASSAM PELA REGIÃO MARACANÃ

LINHA: 238

 

Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Campos Sales – Rua Mariz e Barros – Rua Almirante Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Ávila – Avenida Maracanã

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Ibituruna

 

LINHA: 420, 421, 432, 433

 

Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Prof. Gabizo – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Ávila – Pça. Varnhagen

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Lúcio de Mendonça e Rua Major Ávila

 

LINHA: 438, 439

 

Desvio Sentido Centro: Itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Senador Furtado – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Pça. Varnhagen

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros , próximo à Rua Ibituruna e Rua Major Ávila, próximo à Avenida Maracanã

 

LINHA: 638

 

Desvio Sentido Centro: sentido inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Prof. Gabizo – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Pça. Varnhagen

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros, próximo à Rua Lúcio de Mendonça e Rua Professor Manoel de Abreu.

 

 

LINHA: 247, 249, 254, 363, 383, 391, 457, 459, 2251

 

Desvio Sentido Centro: Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares

 

Desvio Sentido Zona Norte: Av. Osvaldo Aranha – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Av. Vinte e Quatro de Maio

 

Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira)

 

LINHA: 232, 423, 425, 434, 435, 436, 340, 341, 346, 347, 353, 368, 2110, 2111, 2114

 

Desvio Sentido Centro: Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares

 

Desvio Sentido Zona Norte: Av. Pres. Castelo Branco – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier – Boulevard Vinte e Oito de Setembro

 

Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (sentido Centro, em frente ao Colégio Militar), Avenida Maracanã (sentido Centro, estação São Cristovão) e Boulevard Vinte e Oito de Setembro (sentido Grajaú, próximo à Rua Jorge Hudge).

 

LINHA: 464

 

Desvio Sentido Centro: Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares

 

Desvio Sentido Zona Norte: Av. Osvaldo Aranha – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier – Rua Oito de Dezembro. Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (sentido Centro, próximo à Rua Manoel de Abreu), Avenida Maracanã (sentido Centro, Estação São Cristóvão), Avenida Presidente Castelo Branco, sentido Zona Norte (Estação São Cristóvão) e Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira).

 

LINHA: 454, 455, 456, 458

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Av. Vinte e Quatro de Maio.

 

Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira) e Rua Ibituruna (em frente à Universidade Veiga de Almeida).

 

LINHA: 222

 

Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier -Rua Oito de Dezembro.

 

Ponto remanejado para: Rua Ibituruna (em frente à Universidade veiga de Almeida) e Rua Oito de Dezembro.

 

LINHA: 239

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Major Avila – Pça. Varnhagen – Rua Felipe Camarão – Boulevard Vinte e Oito de Setembro – Rua Jorge Rudge – Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros (próximo à Rua Lúcio de Mendonça), Rua Major Avila (próximo a Av.Maracanã), Boulevard Vinte e Oito de Setembro e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

 

LINHA: 460, 461, 462, 463

 

Desvios circulares: Av. Osvaldo Aranha – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Vd. da Mangueira – Rua Visc. de Niterói – Av. Bartolomeu de Gusmão – Av. Bartolomeu de Gusmão.

 

Sem alteração de ponto de ônibus

 

LINHA: 665

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier – Rua Souza Dantas – Av. Mal. Rondon – Vd. da Mangueira – Rua Visc. de Niterói – Av. Bartolomeu de Gusmão – Rua Gal. Herculano Gomes.

 

Desvio Sentido Tijuca: Rua Gal. Herculano Gomes – Rua Visc. de Niterói – Vd. da Mangueira – Av. Mal. Rondon – Rua São Francisco Xavier

 

Ponto remanejado para: Rua São Francisco Xavier (em frente ao Colégio Militar e próximo à Rua Jaceguai).

 

LINHA: 711

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Campos Sales – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Pres. Castelo Branco – Rua São Francisco Xavier.

 

Ponto remanejado para: Rua Ibituruna e Rua São Francisco Xavier (Estação Mangueira)

 

LINHA: 2203

 

Desvio Sentido Centro: Rua Barão de Mesquita – Rua São Francisco Xavier – Rua Morais e Silva – Rua Ibituruna – Rua Gal. Canabarro – Av. Osvaldo Aranha – Rua Teixeira Soares.

 

Desvio Sentido Zona Norte: Vd. dos Marinheiros – Av. Osvaldo Aranha – Rua Pará – Rua Paraiba – Rua Mariz e Barros – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Av. Maracanã.

 

Ponto remanejado para: Av. Pres. Castelo Branco (sentido Centro, em frente à Estação São Cristóvão), Praça da Bandeira (sentido Rua Pará), Rua Mariz e Barros, Rua Major Avila (próximo à Avenida Maracanã)

 

LINHA: 605, 609

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Marques de Valença – Rua Alm. Cochrane – Rua Santo Afonso – Rua Major Avila – Av. Maracanã – Pça. Varnhagen. Desvio Sentido Largo da Segunda Feira: itinerário inalterado

 

LINHA: 606

 

Desvio Sentido Centro: itinerário inalterado

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Francisco Bicalho – alça de acesso a Av. Paulo de Frontin – Av. Paulo de Frontin – Rua Joaquim Palhares – Rua Barão de Iguatemi – Rua Felisberto de Menezes – Rua Mariz e Barros.

 

Ponto remanejado para: Rua Mariz e Barros (em frente ao Instituto de Educação).

 

LINHA: 622

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Barão de Mesquita – Rua Major Avila – Pça. Varnhagen – Rua Felipe Camarão – Boulevard Vinte e Oito de Setembro – Rua Jorge Rudge – Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier.

 

Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado

 

Ponto remanejado para: Rua Barão de Mesquita (em frente à igreja Santo Afonso), Rua Felipe Camarão (próximo à Avenida Vinte e Oito de Setembro) e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

 

LINHA: 629

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Felipe Camarão – Boulevard Vinte e Oito de Setembro – Rua Jorge Rudge – Rua Luis de Matos – Rua São Francisco Xavier.

Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado

 

Ponto remanejado para: Rua Barão de Mesquita (em frente à igreja Santo Afonso), Rua Felipe Camarão (próximo à Avenida Vinte e Oito de Setembro) e Rua Luis de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

 

LINHA: 627, 630

 

Desvio Sentido Zona Norte: Rua Gonzaga Bastos – Rua Duque de Caxias – Rua Gal. Zenóbio da Costa – Rua Luís de Matos – Rua São Francisco Xavier.

 

Desvio Sentido Tijuca: itinerário inalterado

 

Ponto remanejado para: Rua Gonzaga Bastos (próximo à Rua Teodoro da Silva) e Rua Luís de Matos (próximo à Rua São Francisco Xavier)

 

ORDENAMENTO

A Seop realizará operação de ordenamento no entorno do Maracanã durante o jogo. O objetivo é coibir o comércio ambulante irregular, o estacionamento em local proibido e inibir o consumo de bebidas alcoólicas nos arredores do estádio, fazendo cumprir o decreto 30.417, de 22/01/2009, que dispõe sobre a proibição do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã duas horas antes e duas horas após o término do evento.

 

A fiscalização contará com 544 agentes (entre agentes da Seop, guardas municipais de controle urbano e de trânsito), 41 pontos de patrulhamento ostensivo, 15 reboques, 42 viaturas (quatro comboios), um Centro de Comando e Controle Móvel, uma torre de observação, uma tenda de gerenciamento, além de quatro caminhões depósito.

 

POSTOS DE PATRULHAMENTO OSTENSIVO

· Av. Maracanã com R. Mata Machado;

· Av. Maracanã, ao lado do Parque Aquático Júlio Delamare;

· Av. Maracanã ao lado da Estátua do Belini (próximo ao Parque Aquático Júlio Delamare);

· Em frente à Estátua do Belini;

· Av. Maracanã, ao lado da Estátua do Belini (próximo à entrada da Escola Municipal Artur Friedenrich);

· Av. Maracanã, entre a entrada dos setores de 1 a 5 do Maracanãzinho (Caracol do Belini) e a Escola Municipal Artur Friedenrich;

· Av. Maracanã, entre a bilheteria do Maracanãzinho e a entrada dos setores de 1 a 5 do Maracanãzinho (Caracol do Belini);

· Av. Maracanã, entre a bilheteria do Maracanãzinho e a R. Prof. Eurico Rabelo;

· Av. Maracanã com R. Prof. Eurico Rabelo;

· R. Prof. Eurico Rabelo entre a bilheteria do Maracanãzinho e a Av. Maracanã;

· R. Prof. Eurico Rabelo com R. Visconde de Itamarati;

· R. Prof. Eurico Rabelo, entre a R. Isidro de Figueiredo e a entrada dos setores 6 a 10 do Maracanãzinho (Caracol da Eurico);

· R. Prof. Eurico Rabelo, com Vista aos Portões 18 e 19 do Complexo do Maracanã;

· R. Prof. Eurico Rabelo com R. Arthur Menezes;

· R. Prof. Eurico Rabelo com R. Conselheiro Olegário;

· R. Prof. Eurico Rabelo com R. Prof. Manuel de Abreu, em frente ao Estádio Célio de Barros;

· Praça Emílio Garrastazu Médici, em frente ao Estádio Célio de Barros;

· Embaixo da passarela de acesso à Estação do Metrô Maracanã, em frente à Praça Emílio Garrastazu Médici;

· Passarela de acesso à estação do Metrô Maracanã;

· Av. Presidente Castelo Branco, ao lado da passarela de acesso à estação Ferroviária Maracanã, próximo ao Portão 16;

· Av. Presidente Castelo Branco, ao lado da passarela de acesso à estação Ferroviária Maracanã, próximo ao acesso à R. Mata Machado;

· Av. Pres. Castelo Branco com R. Mata Machado;

. Estação Metrô Maracanã;

. Estação Metrô São Francisco Xavier;

. Estação Metrô Afonso Pena;

. Estação Metrô São Cristovão;

. Av. Pres. Castelo Branco com Av. Prof. Manuel de Abreu;

. Rua Radialista Valdir Amaral com Av. Prof. Manuel de Abreu;

. Rua São Francisco Xavier com Av. Prof. Manuel de Abreu;

. Rua São Francisco Xavier com R. Dona Zumira;

. Rua São Francisco Xavier com R. Santa Luzia;

. Rua São Francisco Xavier com R. Isidro de Figueiredo;

. Rua São Francisco Xavier com R. Visconde de Itamarati;

. Rua São Francisco Xavier com Av. Maracanã;

. Rua São Francisco Xavier com Av. Paula Souza;

. Av. Paula Souza com R. Luiz Gama;

. Av. Paula Souza com R. Mata Machado;

. Rua Mata Machado com descida do Viaduto Oduvaldo Cozzi;

. Av. Bartolomeu de Gusmão com retorno da R. Herculano Gomes, na subida do Viaduto Oduvaldo Gomes;

. Viaduto de São Cristovão acesso dos pedestres à Av. Pres. Castelo Branco;

. Av. Pres. Castelo Branco subida do Viaduto Oduvaldo Cozzi próximo à estação do Metrô da São Cristovão.

 

SUPERVIA

Para melhor organização do público, a estação Maracanã (Derby Club) será fechada a partir das 12h desta quinta-feira e a estação de referência para os passageiros será São Cristóvão, cujo acesso ocorrerá pelo mezanino próximo à entrada do Metrô.

 

Para o jogo desta quinta-feira a grade horária do período vespertino atenderá aos torcedores e a estação Maracanã funcionará normalmente. Para facilitar o acesso dos torcedores, a concessionária indica a estação São Cristóvão como principal opção de embarque para quem for ao estádio.

 

A SuperVia esclarece que o planejamento pode ser ampliado caso solicitado pela organização da competição e que equipes de atendimento identificadas com a expressão “Posso ajudar?”, gravada em camisetas ou coletes, estarão a postos, na estação São Cristóvão em todos os jogos.

 

 

PREFEITURA DO RIO

0 comentários