Prefeitura expande corredores BRS para Tijuca, Méier e Botafogo

Com a expansão do projeto, os novos BRS, que juntos vão somar 18,7 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus
 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), informa que mais seis corredores Bus Rapid Service (BRS) serão implantados até o fim deste ano, nas zonas Norte e Sul, além do Centro da Cidade. Com a expansão do projeto, os novos BRS, que juntos vão somar 18,7 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus, beneficiarão usuários da Tijuca, Maracanã, Estácio, Méier, Botafogo, Humaitá e Centro.

 

 

Atualmente, sete BRS reorganizam o trânsito e o transporte público no Rio, totalizando 20,2 quilômetros de faixas preferenciais de ônibus já em funcionamento. Segundo a CET-Rio, a redução de tempo de viagem nos corredores BRS já implantados é de 25%.

 

Os dois primeiros BRS a serem implantados serão: Carioca – Saens Peña e o retorno Saens Peña – Carioca, com previsão de início para agosto. Em seguida, os corredores Maracanã – Méier e o retorno Méier– Maracanã, que começam a operar em outubro. No mês de dezembro, serão inaugurados os BRS Praia de Botafogo – Humaitá e o retorno Humaitá – Praia de Botafogo.

 

Os BRS são parte do projeto de racionalização das linhas de ônibus no município e têm como principal objetivo ordenar os coletivos urbanos, incluindo fiscalização eletrônica, controle de frequência, velocidade e atendimento aos usuários. O trabalho é realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que irá realizar a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que ainda não receberam o programa Asfalto Liso.

 

Normas de Circulação

 

– Ônibus podem circular na faixa azul das pistas centrais por toda a sua extensão.
– Táxis estão autorizados a circular pelas faixas azuis das pistas centrais ou fora delas, mas sem efetuar embarque e/ou desembarque de passageiros, podendo fazê-lo somente nas pistas laterais da via.

 

Horário de funcionamento:

 

Das 6h às 21h (dias úteis)
 

Rede de corredores BRS já em funcionamento na cidade:


1 – Nossa Senhora de Copacabana – Inauguração: fevereiro de 2011
2 – Barata Ribeiro/Raul Pompeia – Inauguração: abril de 2011
3 – Ataúlfo de Paiva/Visconde de Pirajá – Inauguração: agosto de 2011
4 – Prudente de Moraes/General San Martin – Inauguração: outubro de 2011
5 – Antonio Carlos/1º de Março – Inauguração: dezembro de 2011
6 – Rio Branco – Inauguração: dezembro de 2011
7 – Presidente Vargas (pistas centrais e pistas laterais) – Inauguração:
março de 2012

 

Prefeitura do Rio

0 comentários