Programa Cinema para Todos implanta cineclubes

Meta é alcançar 200 mil espectadores, entre alunos e educadores da rede
 

O programa Cinema Para Todos – iniciativa das secretarias de Cultura e de Educação – iniciou este mês o processo de implantação do Circuito de Cineclubes. Ainda em formato piloto, a ação vai beneficiar 30 escolas em todo o estado, aliando educação e cultura, com exibição de filmes e debates, em complemento às ações já realizadas pelo programa. A meta é alcançar mais 200 mil espectadores entre alunos e educadores da rede. As sessões cineclubistas, que serão realizadas semanalmente, ainda poderão se estender a toda a comunidade nos fins de semana.

 

 

“Em uma região sem atrativos e oportunidades, a escola estadual acaba se tornando uma referência também para a comunidade. Com as ações do programa, já notamos uma evolução na postura e no pensamento dos alunos”, disse Sheila Rodrigues, diretora-adjunta do Ciep 396 Luis Peixoto, em Queimados, na Baixada Fluminense.

 

Aluna do primeiro ano do Ensino Médio, Érica Vieira, de 16 anos, ressaltou a importância da ação.

 

“O projeto proporcionou o meu primeiro contato com o cinema. Aqui, em Queimados, a oferta de entretenimento é escassa”, afirmou Érica.

 

Em 2012, 64 municípios do Rio apresentaram propostas, totalizando 168 colégios inscritos. Cada uma das 30 escolas escolhidas receberá um kit de equipamentos de áudio e vídeo, um acervo de mais de 400 filmes, além de oficinas de capacitação.

 

O Cinema Para Todos já levou às salas de cinema cerca de 1,3 milhão de espectadores de mais de mil escolas da rede estadual.

 

Governo do Estado

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.