UPA de Botafogo ganha prêmio por excelência em gestão

Unidade de Pronto Atendimento apresenta alta taxa de resolubilidade de casos
 

 

A UPA de Botafogo é a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas a receber a categoria Ouro no Prêmio Qualidade Rio (PQRio), a mais importante honraria do Governo do Estado na área de gestão. O reconhecimento referente ao ano de 2012 é fruto de trabalho que inclui ações como capacitação de profissionais, reuniões mensais de avaliação da equipe, descarte correto de resíduos, além da discussão da rotina profissional com a coordenação médica, entre outros aspectos.

 

 

Inaugurada em agosto de 2008, a UPA já havia conquistado a Menção Honrosa e dois Bronzes na mesma premiação, em anos anteriores.

 

 

“Nas reuniões do comitê de qualidade interno que acontecem mensalmente, por exemplo, discutimos de que forma o trabalho de cada um pode melhorar em relação ao que é oferecido ao paciente”, explicou a coordenadora médica da UPA de Botafogo, Flávia Leite.

 

 

Com média de 14 mil atendimentos mensais, a unidade apresenta alta resolubilidade de casos. Em avaliação promovida pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no mês de janeiro de 2012, 11,9% dos usuários da unidade da Zona Sul disseram ter sido atendidos prontamente, e 49,7% foram encaminhados em até 30 minutos. O índice de satisfação chegou a 93,8%.

 

 

“Nossa intenção sempre foi a de implantar uma cultura de melhor atendimento ao paciente. É uma busca contínua, de revisão de rotinas, que tentam diminuir as lacunas no dia a dia”, afirmou a coordenadora administrativa da unidade, Cristina Vidal.

 

Moradora de São Cristóvão, Amanda Corrêa, 22 anos, levou o filho, Arthur, de dois, à Unidade de Pronto Atendimento.

 

 

“Meu filho está com febre há três dias. Conversei com uma amiga e decidi trazê-lo. Tudo é organizado e o atendimento, rápido”, disse Amanda.

 

 

A aposentada Flora Fernandes, de 60 anos, está satisfeita com os profissionais e a estrutura oferecida na UPA.

 

 

“Não tenho do que reclamar”, afirmou Flora.

 

O propósito da Secretaria de Saúde é fazer com que as organizações avaliadas possam concorrer ao Prêmio Nacional de Gestão Pública.

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