Workshop prepara as pessoas para combater e prevenir fraudes

Presidente do Inscrim, Comendador José Ricardo Rocha Bandeira será o palestrante
 

Por meio de conhecimentos e ferramentas investigativas e periciais, participantes serão treinados para inibir a ação de estelionatários e golpistas de todos os tipos. 

 

Qualquer pessoa e empresa podem ser lesadas com uma fraude, por meio de cheques, dinheiro, clonagem de cartão de crédito ou documentação. Para capacitar profissionais das diversas áreas com subsídios necessários para uma correta e segura atuação no combate e prevenção de fraudes, o Inscrim (Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina), com apoio da Escrim (Escola Superior de Criminalística e Ciências Policiais), vai promover o Workshop “Prevenção de fraudes e golpes nas empresas”, no dia 25 de junho, no Centro de Estudos Sociais e Econômicos da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), na Rua da Candelária, n° 09, Centro. O palestrante será o Comendador José Ricardo Rocha Bandeira, presidente do Inscrim e do Conpej (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil).

 

Levantamento do Banco Central do Brasil, realizado em 2012, revelou que foram recolhidas cerca de 500 mil cédulas falsas no País, com destaque nos estados de São Paulo (150 mil), Rio de Janeiro (60 mil), Minas Gerais (48 mil) e Paraná (42 mil). Este número se refere somente a notas apreendidas, portanto o número real de dinheiro falsificado circulando foi muito maior. Segundo a pesquisa, um terço dos brasileiros disse já ter recebido notas falsas, e 17% deles repassaram adiante. “O treinamento adequado é capaz de evitar 99% dos prejuízos relativos ao recebimento de dinheiro falsificado”, diz o Comendador Bandeira, que é Perito Judicial especializado em Grafodocumentoscopia; Auditor de fraudes em diversas instituições nacionais e internacionais; Consultor empresarial na área de segurança patrimonial e de informações; único especialista no Brasil em periciar títulos públicos e emitir o laudo de autenticidade deles; e autor do best seller “Estelionato e contos do vigário”.

 

Por meio de conhecimentos e ferramentas investigativas e periciais, as pessoas serão preparadas para inibir a ação de estelionatários e golpistas. As falhas nos processos de identificação das fraudes também serão abordadas no Workshop, como o uso das canetas que deveriam identificar notas falsas, mas na verdade identificam a composição das cédulas. O curso é destinado aos profissionais da área Comercial, empresários da Indústria e Comércio, analistas de Crédito, auditores, gerentes de instituições financeiras, seguradores, prestadores de serviço, factoring, distribuidoras e todos os interessados em conhecer as ferramentas de prevenção de fraudes e golpes no mercado brasileiro. Para atender à demanda, foi montado um programa completo contendo Introdução à Documentoscopia; Tipos de fraudes; Perfil do estelionatário; “Modus Operandi” do golpista; Entendendo a engenharia social do crime; Normas para conferência de documentos; Normas para conferência de assinaturas; Como identificar falsificações e adulterações em documentos (carteiras de identidade e de motorista, CPF e comprovantes de residência e de renda); Como identificar falsificações e adulterações em cheques; Como reconhecer fraudes em cartões de crédito; e Como identificar falsificações e adulterações em documentos de cartórios.

 

Os participantes receberão um material atualizado e completo para reciclarem as informações obtidas, um exemplar do livro “Estelionato e contos do vigário” e certificado emitido pelo Inscrim juntamente com a Escrim. Inscrições e mais informações pelo (21) 2524-6958 ou www.inscrim.org

 

Assessoria

0 comentários