Corpo de Bombeiros encerra Semana de Prevenção

Corporação promoveu cursos especializados e treinamentos de combate e prevenção a incêndios
 

curso bombeirosAlunos inscritos na tradicional Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de janeiro receberam nesta sexta-feira (5/7) o certificado de participação nas aulas práticas e teóricas de combate e prevenção a incêndios.

 

 

Tradição há mais de 60 anos, as aulas ministradas entre os dias 1° e 5 de julho tiveram como objetivo passar para o público externo conhecimentos básicos a respeito de incêndios – riscos, causas e prevenção – e condutas a serem adotadas em casos de emergência.

 

 

Durante a última aula prática realizada no 2º GBM, no Méier, Zona Norte do Rio, o grupo de 48 alunos – composto por estudantes, moradores, porteiros e funcionários de empresas da região – se dividiu em quatro oficinas para realizar procedimentos de Atendimento Pré Hospitalar (APH), Prevenção a Acidentes com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e manuseio de mangueiras e extintores de combate a incêndio.

 

 

Segundo o coordenador do curso da unidade, major Ed Cherol, a iniciativa é essencial para garantir a segurança da comunidade, além de auxiliar os bombeiros no primeiro atendimento em caso de acidentes. O major ainda prevê a ampliação da oferta de vagas para o próximo ano.

 

 

– Nosso objetivo também é formar agentes capazes de prestar o primeiro atendimento às vítimas, antes da chegada dos bombeiros. Como nossas salas para aulas teóricas são pequenas, vamos seguir o exemplo adotado por outros quartéis e firmar parcerias com escolas para ampliar o número de vagas – disse o coordenador.

 

 

Aluna do curso de Segurança no Trabalho, Irlayne Borges, de 19 anos, quer multiplicar o conhecimento adquirido durante a semana.

 

 

– Quero servir de agente multiplicador e levar essas técnicas à minha comunidade e à empresa de construção civil na qual trabalho – afirmou a jovem.

 

Governo do Rio

0 comentários