Estado investe R$ 25 milhões em São João de Meriti

Recursos são do Programa Somando Forças, com contrapartida de 5% da prefeitura
 

A vida do aposentado José Gomes de Araújo, de 70 anos, do feirante João Carlos de Oliveira, de 46, e da estudante Tatiana Andrade Souza Silva, de 17, ganhou qualidade ha alguns anos, depois que o programa Somando Forças, do governo do estado, chegou a São João de Meriti, na Baixada Fluminense. José pode conservar o vigor se exercitando gratuitamente numa academia ao ar livre na Praça da Matriz; a estudante melhora o rendimento na escola fazendo pesquisas na internet de graça no quiosque digital instalado na mesma praça; e o feirante viu seu faturamento crescer com o aumento do número de passantes pelo calçadão da Rua Abdalla Navi.

A academia de ginástica para a terceira idade, o quiosque e a revitalização da feirinha são algumas das obras que receberam investimentos de mais de R$ 25 milhões do programa da Secretaria estadual de Obras, em parceria com a prefeitura, no centro da cidade. O aposentado afirma que uma das melhores coisas que lhe aconteceram nos últimos anos foi descobrir que poderia dispor de graça e a qualquer hora ou dia de bons aparelhos de ginástica, pois não dispunha de recurso para pagar uma academia. O mesmo problema era vivido por Tatiana, que não tem computador em casa nem renda para usar lan-house quando precisa acessar a internet para trabalhos escolares.

– Este quiosque é muito útil pra mim e para um monte de gente que conheço e vem aqui. Agora mesmo estou fazendo uma pesquisa para uma prova em minha escola. Se não tivesse o quiosque, ia ficar bem mais complicado pra mim – ressalta a estudante.

Além do quiosque digital, a Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como da Matriz, a principal da cidade, foi completamente remodelada e se tornou um centro de lazer e convivência para os meritienses, com destaque para o chafariz que também tem um sistema de som que anima as tardes e noites dos frequentadores.

Com os recursos do programa, a prefeitura ainda pôde construir na praça baias para táxis e ônibus, criar vagas para carros e montar um parquinho infantil. Ao lado, a área de cerca de 500 metros da Rua da Matriz foi transformada em calçadão arborizado com palmeiras, que se estende da Rua Maria Augusta à Rua Gessir Gonçalves, por onde milhares de pessoas passam diariamente, o que incrementou o comércio do entorno. Novas lojas se estabeleceram e as mais antigas se expandiram.

Programa transforma antiga feirinha em comércio de rua organizado e rentável

O mesmo ocorreu na Rua Abdalla Navi, onde funcionava de forma caótica uma feirinha de ambulantes. Depois das obras e do ordenamento do local, numa extensão de cerca de 260 metros, que vai da Rua da Matriz até a margem do Rio Pavuna, a situação hoje é completamente outra. Segundo o secretário de Obras do municipio, Samuel Chuster, mais de 150 bancas, todas cadastradas na prefeitura, convivem harmoniosamente com as cerca de 50 lojas e estabelecimentos convencionais. Os ambulantes ficam no centro do calçadão e o comércio nos lados. O ganho foi geral, como atesta o feirante João Carlos Oliveira, dono de uma banca de roupas.

– Foi uma mudança em todos os sentidos. O local está melhor para se trabalhar, com mais estrutura, mais higiene, mais organizado. Todos crescemos. Aumentou muito o número de clientes e meu faturamento melhorou em 80% – vibra o feirante.

O convênio do estado com a Prefeitura de São João de Meriti ainda contemplou algumas ruas do centro com obras de drenagem e pavimentação e a construção da Praça do Skate, onde também foram feitas uma quadra poliesportiva e um parquinho infantil.

Para o vice-governador e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o Somando Forças traz amplos benefícios para uma cidade como São João de Meriti, com uma população de mais de 500 mil habitantes e ainda com problemas de infraestrutura a serem superados e impossíveis de serem sanados apenas com os recursos de um município com baixa arrecadação.

– Com a ajuda do Estado, a cidade recebeu obras importantes e pode crescer nos últimos anos. O centro foi todo revitalizado e muitas lojas que só tinham em shopping hoje estão com filiais no calçadão que criamos no centro de São João. Isso é geração de muitos empregos e renda para a população – ressalta Pezão.

O programa Somando Forças está presente hoje em 86 municípios do Estado do Rio. As obras, definidas pelas prefeituras, são contempladas com 95% dos recursos repassados pelo governo do estado, com contrapartida de 5% das prefeituras, a quem cabe ainda a execução dos projetos.

 

Governo do Rio

 

0 comentários