Exposição no Rio mostrará imagens das visitas de três papas a Israel

Materiais informativos sobre a Terra Santa estarão disponíveis para o público visitante da Expo Católica, evento paralelo a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no pavilhão 2 do RioCentro entre os dias 20 e 26 de julho, a partir das 11 horas
 

Por ocasião da visita do papa Francisco ao Brasil, o Rio de Janeiro recebe a exposição “Os papas em Israel, a Terra Santa”, de 15 a 27 de julho, na estação de metrô Central do Brasil. São 20 banners com imagens dos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em visita a locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos. A abertura oficial da mostra será nesta sexta-feira (19) e contará com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, do arcebispo da cidade, Dom Orani, do cônsul honorário de Israel no Rio, Osias Wurman, além de lideranças da comunidade judaica.

 

 

A exposição é organizada pela Embaixada de Israel, Confederação Israelita do Brasil e Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro. Conta ainda com parceria da Agência Judaica, Jornada Mundial da Juventude e Metro Rio.

 

 

Em 1964, Paulo VI foi a Israel, em visita não oficial, em um período em que o Vaticano e o Estado judeu não mantinham relações diplomáticas – o que só veio a ocorrer em 1993, no papado de João Paulo II.

 

 

O papa polonês visitou Israel no ano 2000, em um grande passo para o fortalecimento do diálogo católico-judaico. Ele foi ao Muro das Lamentações e ao Yad VaShem, Museu do Holocausto, em Jerusalém. Foi a primeira vez que um papa visitou os dois locais, de importância central para o judaísmo.

 

 

Bento XVI, em 2009, também visitou o Muro e o Yad VaShem. Ele visitou ainda o campo de extermínio de Auschwitz. Após sua renúncia, em fevereiro deste ano, foi saudado em Israel como um amigo que ajudou a promover o diálogo e a coexistência.

 

 

Materiais informativos sobre a Terra Santa estarão disponíveis para o público visitante da Expo Católica, evento paralelo a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no pavilhão 2 do RioCentro entre os dias 20 e 26 de julho, a partir das 11 horas.

 

Assessoria

0 comentários