Instituto Tocando em Você lança musical durante encontro internacional que reúne jovens dos cinco continentes

Jovens Maristas vão assistir a prévia do musical “Todo esse lance que rola” com Allan Pelegrini que só estréia no Rio de Janeiro em agosto
 

images

 

O Instituto Tocando em Você (ITV) é palco, hoje (dia 19), de parte das programações do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) que tem o tema “CHANGE: faça a diferença!” e irá reunir, a partir das 14h30, jovens dos cinco continentes com o objetivo de possibilitar uma experiência de encontro, partilha, intercâmbio, crescimento pessoal e articulação por meio de um processo de formação, ação solidária e espiritualidade.

 

 

Dentro das mostras artísticas programadas o ITV irá lançar o musical “Todo esse lance que rola” baseado no livro do sociólogo Mauricio Murad , que conta a história de namoro e futebol, tendo como viés a história do Brasil de 1958 aos dias atuais, através de uma linguagem multimídia aliada ao teatro, dança, música e cinema.

 

 

O musical, que só vai estrear no Rio de Janeiro em agosto, se passa com dois jovens, Alfredo e Laura, que descobrem o universo do futebol e de personagens lendários como Neném Prancha e o jogador Heleno ao som de músicas de Cartola, Chico Buarque, Lamartine Babo, além de músicas autorais de Weber Lago e Simone Colucci, criadas especialmente para o espetáculo.

 

 

Na pele do cartola, Allan Pelegrini contracena com alunos do Ponto Estadual de Cultura Tocando o Rio, que tem a trilha musical com músicos ao vivo. A direção teatral é assinada por Aline Alesie; a adaptação do texto é de Simone Colucci; direção musical de Gilvan Melo; os arranjos de Weber Lago; direção coreográfica de Priscila Santos e a direção cinematogáfica de Pgillip Johnston.

 

 

Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM)

O Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) é uma realização do Instituto Marista e a União Marista do Brasil (UMBRASIL) e acontece até o proximo dia 22, semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença de padres, monges e jovens maristas dos cinco continentes.

 

 

Instituto Tocando em Você (ITV)

O Instituto Tocando em Você (ITV) é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criado em 2000 pelo Grupo Educart, com o objetivo de democratizar ampla ação cultural através de projetos educacionais, artísticos, terapêuticos, tecnológicos e profissionalizantes, fundamentados no respeito à diversidade humana e na luta pela inclusão social.

 

 

O público alvo do ITV é a criança e o jovem, inclusive os portadores de necessidades especiais, com ações extensivas ao adulto e à terceira idade, mantendo característica de ampla atuação em vários segmentos da família, trabalhando junto às comunidades carentes da Grande Tijuca e de outros bairros do Rio de Janeiro, através de movimentos, eventos, campanhas e projetos.

 

 

Ao valorizar a participação de cada um, estabelece como condição para o ingresso nos projetos sociais, estar matriculado e cursando escola regular ou frequentar o programa, do ITV, de reinserção escolar – UTI Social Pedagógica – com o objetivo de, a curto e médio prazo, retornar à escola. Aos maiores de idade, há o incentivo a frequência às Oficinas de Língua Portuguesa, Informática, Capacitação Profissionalizante, Produção Cultural e História da Cidade do Rio de Janeiro que o Instituto oferece.

 

 

O Ponto de Cultura Tocando O Rio

Idealizado e realizado desde 1999, o Projeto Tocando o Rio, desde julho de 2010, atende 300 jovens carentes com a realização de um amplo projeto de cultura e turismo cultural alicerçado na vivência de áreas artísticas e de desenvolvimento humano sustentável: Música (Percussão), Multimídia, Produção Cultural, História da cidade do Rio de Janeiro, Cidadania, Línguas Estrangeiras aplicadas ao Turismo Cultural.

 

 

A Capacitação de 100 jovens, a cada ano, de escolas públicas da Grande Tijuca, resulta na formação de Orquestra de Sopro, Voz e Percussão. Como desdobramento da ação realiza Show “Tocando o Rio” e “Oficina Show” voltado para a difusão do projeto para estudantes de Escola Pública e turistas em museus, teatros,escolas,praças,hotéis e pontos turísticos da cidade.

 

 

O empenho do Instituto Tocando em Você e dos profissionais envolvidos levou a realização de  70 eventos possibilitando aos alunos ampla vivência da prática cultural, não só ligada a performance mas, a produção e o turismo cultural. Dentre vários eventos, destaca-se a “1ª Mostra Brasitália”  realizada em dezembro de 2009 e “Visita e Oficinas da Rede de Latino Americana de Teatro em Comunidade” em julho de 2012  como práticas de intercâmbio cultural.

 

O projeto “Tocando O Rio” conta com patrocínio do Governo Federal (Programa Cultura Viva) e da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

SERVIÇO

Peça “Todo Lance que Rola”

Durante programação do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM)

Dia: 19 de julho (hoje, sexta-feira)

Horario: 14h30

Local Teatro e Cine Club Tocando em Você – Rua General Roca, 362 Tijuca

Entrada: FRANCA

Classificação: Livre

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.