Novos policiais civis passam por treinamento e ambientação na Acadepol

Agentes realizaram atividades como defesa pessoal, educação física e prática de tiro
 

novos policiais civisA Academia de Polícia Civil (Acadepol) promoveu a quarta aula prática do módulo operacional do curso de formação de inspetores de polícia. Durante o treinamento, cerca de 50 alunos aprovados no último concurso público realizado pela corporação, no início de 2012, realizaram técnicas operacionais voltadas ao trabalho policial, aulas de defesa pessoal, educação física com manuseio de simulacro de arma e práticas de tiro.

 

De acordo com coordenador do módulo, comissário Sérgio Ignácio, as orientações, que fazem parte da formação de policiais, delegados, oficiais de cartório e peritos, visam garantir a segurança durante missões e operações policiais, evitando disparos acidentais, além de priorizar o uso seletivo da força.

 

– As aulas qualificam os operadores para, em caso de situações de risco ou perigo iminente, serem capazes de empregar o uso diferenciado da força, com equivalência à agressão. Priorizamos as técnicas de verbalização, gestos, domínio corporal e convencimento para que não seja necessário o emprego de agente letal, afirmou.

 

Ao logo da ação, duas viaturas foram destinadas para compor um cenário propício à abordagem de veículos suspeitos. Os policiais também praticaram técnicas de progressão tática, a fim de treinar o deslocamento seguro em situações em área de risco, educação física policial, englobando exercícios de escalagem, e defesa pessoal, voltada à retenção e proteção do armamento. O módulo operacional totaliza 128 horas e para ingressarem efetivamente na corporação, os policiais precisam ter 100% de frequência, além de serem aprovados em todas as disciplinas.

 

Governo do Rio

0 comentários