Unidades da Faetec trocam experiências com hóspedes peregrinos da JMJ

Unidades da Faetec trocam experiências com hóspedes peregrinos da JMJ
 

peregrinos na faetecJovens do mundo inteiro estão reunidos no Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece até o próximo domingo (28/7). Com a chegada do Papa Francisco, na última segunda-feira (22/7), a população e as instituições fluminenses fortalecem a generosidade abrindo as portas para acolher os peregrinos. Cerca de 3.800 deles estão “hospedados” em unidades de ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) que, mesmo durante o recesso escolar, participa abrigando cristãos de diversas nacionalidades.

 

 

Estrangeiros de países como Argentina, Costa Rica, Chile, Guatemala, Venezuela e Uruguai estão, ao longo da semana, participando das atividades culturais promovidas no complexo do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Barreto, em Niterói que oferece 72.256 m². Já o Cetep Marechal Hermes hospeda mais de mil jovens, vindos, especialmente, das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

 

 

Para a supervisora operacional da Diretoria de Implantação e Logística da Faetec, Eliane Fátima de Oliveira, essa é uma experiência única para os voluntários e funcionários da Rede.

 

 

– Os jovens trazem mais vida para a escola. O Cetep Barreto é o local da catequese e do Festival da Juventude. Enquanto estamos acolhendo peregrinos, também ganhamos uma nova experiência para enriquecer nosso conhecimento com a troca de culturas – diz a servidora.

 

 

Durante a catequese “JMJ, Ide e Fazei discípulos entre todas as nações”, ministrada pelo bispo argentino Dom Vicente Bokalic, na quarta-feira (24/7), a estudante argentina Mercedes Perotti, de 22 anos, comentou sobre a experiência de acompanhar uma celebração de renovação da fé.

 

 

– É a primeira vez que venho ao Brasil e a JMJ está me dando uma oportunidade de conhecer outras culturas. Espero guardar para sempre os frutos de paz que o Papa está deixando aqui no Brasil. Eu estou gostando muito do Rio e desejo que essa festa faça muito bem a todos – comemora a estudante.

 

 

Após a catequese, que lotou o ginásio, os jovens cantaram e dançaram na celebração da missa e acompanharam as palavras do padre Marcelo, da Paróquia de São Sebastião do Barreto, e do bispo Vicente, convidado especial.

 

 

A jovem Talita da Silva, de Itapetininga, São Paulo, uma das hóspedes do Cetep Marechal Hermes, explica a emoção de fazer parte desta celebração da Igreja Católica.

 

 

– É uma emoção estar em comunhão com a Igreja Católica e com outros povos de diferentes culturas. O Papa Francisco é um presente de Deus que veio acordar a todos para os propósitos divinos, o primeiro mandamento diz que devemos amar uns aos outros, e essa frase tem de causar impacto nos corações de todas as nações. Quero aproveitar cada momento, que está sendo surpreendente – garante a jovem.

 

Governo do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.