Campanha Universitário Sangue Bom promove mutirão de doações

Edições anteriores foram responsáveis pela coleta de 3.600 bolsas de sangue
 

doacao-de-sangueO maior movimento universitário de doação de sangue do Brasil está de volta. Nesta segunda-feira (12/08), o Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, inicia a 6ª edição da campanha Universitário Sangue Bom, que levará coletas itinerantes de sangue para 8 faculdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

Criada por jovens e para jovens, a campanha, idealizada pela Agência Campi, já coletou mais de 3600 bolsas de sangue nas edições anteriores. O objetivo é envolver os universitários numa corrente em prol da responsabilidade social. O diferencial da campanha é mostrar a doação de sangue de um modo inovador, com uma linguagem descolada e descontraída.

 

– O Universitário Sangue Bom tem como principal objetivo incentivar e conscientizar os jovens, que são os grandes ditadores de comportamento e, nesse caso, serão os doadores de amanhã. O engajamento é feito através de ações diferenciadas que passam positividade e reforçam a importância desse ato cidadão – afirma Caio Barreto, Diretor de Execução da agência idealizadora do projeto.

 

Com o slogan “Mostre que você tem atitude correndo nas veias”, a divulgação do ‘Universitário Sangue Bom’ terá forte presença dentro das faculdades e nas redes sociais. Para Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico.

 

– Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostraram grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha – explica Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio.

 

A campanha ainda conta com o apoio de padrinhos como o surfista Carlos Burle e os atores Alexandre Borges, Milena Toscano e Lua Blanco.

 

Confira a programação completa:

Semana 1

12/08 – Unilasalle – Niterói

13/08 – Unigranrio – Barra

14/08 – UVA – Tijuca

16/08 – IBMEC – Centro

Semana 2

19/08 – Estácio – Lapa

20/08 – FGV – Botafogo

21/08 – UCAM – Centro

22/08 – Unigranrio – Caxias

23/08 – Unigranrio – Caxias

Mais informações:

facebook.com/universitariosanguebom

universitariosanguebom.com.br

twitter.com/univsanguebom

 

Doação de sangue – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

 

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro.

 

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.

 

Prefeitura do Rio

0 comentários