Cirurgia de catarata: como escolher a lente intraocular?

Especialista diz que estilo de vida do paciente é determinante e revela novidades
 

 

implante-da-lente-intra-ocular

 

A cirurgia de catarata é, hoje, um dos procedimentos mais avançados e seguros para o paciente. Na grande maioria das vezes, não necessita de internação e a pessoa recupera totalmente a visão quando, após a remoção da catarata, é realizado um implante de lentes intraoculares (LIOs). Além de se informar bem antes de escolher um bom cirurgião oftalmológico, o paciente também deve conhecer as lentes intraoculares disponíveis e saber qual é a mais indicada para a sua visão. De acordo com o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o estilo de vida do paciente é determinante na escolha das lentes – que poderão corrigir erros refrativos também.

 

 

 

“As lentes intraoculares são desenhadas para substituir o cristalino, lente natural que, na presença da catarata, vai ficando opaca e esbranquiçada até que a pessoa deixa de enxergar e perde sua independência. Até recentemente, existia apenas um tipo de lente a ser implantada durante a cirurgia. A novidade, agora, é que a cirurgia pode ser personalizada, já que existem lentes que também solucionam problemas de refração, como presbiopia (vista cansada), miopia e astigmatismo”, diz Neves.

 

catarata_07

 

O especialista revela haver vários tipos de lentes intraoculares muito avançadas: a já conhecida monofocal – que corrige a catarata e proporciona clara visão; a tórica, que corrige o astigmatismo; e a multifocal e acomodativa, que, além da substituição do cristalino, corrige problemas para enxergar de perto, média distância, e de longe. “Em muitos casos, os únicos óculos que o paciente continuará usando são os óculos de sol. Trata-se de um grande salto de qualidade de vida para o paciente, que estará apto a desempenhar qualquer atividade sem as restrições antes causadas pela falta de visão”.

 

 

 

No Brasil, são diagnosticados 550 mil novos casos de catarata por ano – impactando a autoestima, as condições socioeconômicas e os relacionamentos interpessoais. Para a sociedade, a catarata também está associada à perda de força de trabalho e ao aumento de acidentes e de encargos. Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas comuns: diminuição gradual e progressiva da visão; enxergar os objetos em tons amarelados, borrados ou distorcidos; dificuldade de se locomover à noite ou em local com baixa luminosidade; sentir-se ofuscado na claridade; perceber halos ao redor de objetos luminosos; perder o interesse por atividades rotineiras, como ler, escrever e digitar; e perder a vaidade, já que fica cada vez mais difícil se maquiar ou mesmo fazer a barba.  “Ao optar por um tipo de lente intraocular, o paciente está determinando como quer enxergar para o resto da vida. Daí a importância de conhecer em detalhes todas as possibilidades para enxergar bem”, diz Renato Neves.

 

 

 

PIONEIRISMO: Tecnologia a laser desembarca no Eye Care Hospital de Olhos

 

 

 

De acordo com o doutor Renato Neves, o Eye Care Hospital de Olhos está recebendo a tecnologia mais avançada para realização da cirurgia de catarata em primeira mão. “Trata-se do Lensx Laser, que aumenta muito a precisão das etapas da cirurgia, garantindo mais segurança e melhor resultado visual, além de permitir, na maioria dos casos, a dispensa do uso de óculos para longe e para perto, associado a lentes intraoculares especiais”. O Eye Care Hospital de Olhos também é pioneiro na cirurgia de facoemulsificação no Brasil. A tecnologia foi introduzida em 1994, e agora está presente nos mais avançados centros de todo o mundo. “Realizamos mais de quinze mil  procedimentos cirúrgicos de catarata utilizando os materiais e lentes no estado da arte”, diz Neves. Mais detalhes sobre o Lensx Laser no vídeo http://youtu.be/iPDBYXkVDBY.

 

 

 

 

Fonte: Dr. Renato Augusto Neves, cirurgião-oftalmologista com mais de 60 mil cirurgias realizadas, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) e autor do livro “Seus Olhos”. (www.eyecare.com.br)

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.