Instituto Rio Patrimônio da Humanidade lança concurso de fotografias de obras de Burle Marx

Melhores imagens irão estampar coleção de cartões postais “Olhos de Ver”
 

obra-burlemarxA Prefeitura do Rio, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), lançou o concurso de fotografias “Olhos de Ver – Burle Marx”, em comemoração ao Dia de Burle Marx, celebrado em quatro de agosto – data de nascimento do arquiteto e paisagista em 1909. O concurso é aberto a toda a população que poderá enviar fotografias das obras de Burle Marx na cidade do Rio de Janeiro. As melhores imagens serão selecionadas e irão fazer parte de uma edição de cartões postais do projeto Olho de Ver. 

 

“Queremos sensibilizar a população para que todos conheçam, cada vez mais, os aspectos do patrimônio cultural e histórico do Rio de Janeiro. Queremos também ver qual é a percepção da população sobre o patrimônio carioca, neste caso as obras do Burle Marx. Esses postais serão os olhos do carioca diante do patrimônio da cidade”, afirma Washington Fajardo, presidente do IRPH.

 

Cada participante poderá inscrever, de forma gratuita, no máximo, três fotografias até o dia 30 de agosto. O envio das imagens poderá ser feito pelo e-mail: olhosdeverburlemarx@gmail.com. As fotografias poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato digital (jpg), com resolução mínima de 300 dpi e dimensão mínima de 10x15cm. As imagens não poderão apresentar qualquer tipo de montagem. Também não serão permitidas alterações drásticas – como retirada ou inserção de elementos – e uso de efeitos especiais.

 

As imagens serão analisadas por uma comissão julgadora composta por técnicos do IRPH que irá escolher as 20 melhores imagens, sem ordem classificatória. Os dois principais critérios de seleção serão a vinculação com o tema e o cuidado com a técnica. A comissão julgadora não será obrigada a atingir o número de 20 fotografias selecionadas, caso avalie que as imagens concorrentes não apresentam atributos para serem escolhidas. Um mesmo autor não poderá ter mais de duas obras selecionadas.

 

COLEÇÃO OLHOS DE VER –Uma das linhas editorias do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, a coleção “Olhos de Ver” é formada por postais agrupados por temas específicos relacionados com o patrimônio carioca. Em 2012, três novos exemplares foram lançados: bares tradicionais – que apresentou alguns bares considerados patrimônio cultural carioca; subúrbio carioca – com imagens de igrejas, escolas, estações e outras construções importantes para a história da cidade localizadas no subúrbio;arquitetura art-déco – com fotografias de prédios, igrejas e monumentos com linhas geométricas e ornamentos deste estilo característico dos anos 20 e 30.

 

Assessoria

0 comentários